A modelagem 3d no SketchUp é algo bem simples de realizar depois que aprendemos o funcionamento das suas ferramentas, mas essa facilidade toda tem um preço, que são algumas limitações impostas pelo modelo adotado pelo software para gerar material em 3d. Como o sistema e metodologia de criação do SketchUp é bem simples, o resultado acabam sendo a criação de modelos 3d simples! Mas, para conseguir superar esse tipo de limitação na modelagem, existem diversos tipos de plugins que expandem de maneira significativa as possibilidades de criação com o SketchUp. E muitos desses plugins são totalmente gratuitos para usar da maneira como você quiser nos seus projetos de modelagem 3d.

Plugin gratuito para SketchUp Curviloft

Um desses plugins se chama Curviloft e a sua proposta é permitir fazer a ligação entre diversas formas 2d para gerar um modelo 3d único, baseado nas mais diversas morfologias e que pode assumir topologia bem curvilínea.

No blog oficial do SketchUp o plugin foi apresentado com um extenso tutorial mostrando o seu funcionamento, e na figura abaixo podemos conferir um dos exemplos de modelo 3d que seria muito complicado de criar sem o auxílio do Curviloft.

Curviloft-SketchUp-plugin.jpg

O modo mais simples de modelagem é pela união de curvas que usa princípio semelhante ao do Loft do 3ds Max. Depois de aplicar o Curviloft em formas do SketchUp, ainda é possível fazer os mais variados ajustes no resultado final, usando a barra de ferramentas do plugin. Por exemplo, é possível ajustar a inclinação nas laterais do modelo 3d gerado pela ligação entre as duas formas, e conseguir gerar elementos ainda mais curvos.

Para quem usa o SketchUp como ferramenta principal de modelagem 3d, o Curviloft é uma adição muito interessante a lista de plugins para modelagem orgânica do SketchUp.

E se você quiser fazer o download do Curviloft para o SketchUp, pode realizar o mesmo nesse endereço. O link leva até os fóruns do Sketchucation, que só permite fazer o download de usuários registrados. Portanto, você precisa se registrar e fazer o login para ter acesso ao plugin.

Curso básico gratuito de SketchUp

E se você ainda não usa o SketchUp, recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para conhecer o curso básico gratuito de SketchUp 8, e o futuro curso sobre modelagem para arquitetura com SketchUp, que será lançado no início de Fevereiro.