O curso de modelagem para arquitetura com Blender está recebendo mais uma atualização essa semana com a sexta aula sendo publicada. O tema principal da aula 06 é o uso de bibliotecas externas de móveis e objetos para contextualizar e adicionar em projetos de visualização para arquitetura. Esse é um tema bem interessante e que gera muitas dúvidas entre artistas 3d e usuários que precisam aproveitar muitos objetos externos em projetos no Blender. Mas, apesar de existirem diversas opções de bibliotecas com mobiliário que pode ser aproveitada em projetos de visualização no Blender, é interessante conhecer as técnicas de modelagem para criar seus próprios objetos.

Por isso, um dos temas da aula 06 é a criação dos seus próprios modelos 3d de móveis e objetos. Como o curso é focado na modelagem 3d para arquitetura, as aulas anteriores já contemplaram diversos exemplos e técnicas de criação dos mais variados elementos. Os participantes do curso acabam conhecendo maneiras de aplicar essas técnicas em elementos com escalas mais reduzidas, como luminárias.

Um dos exemplos abordados nessa aula é a modelagem de uma luminária do tipo ARCO que é muito usada nos mais variados projetos de arquitetura. A luminária foi escolhida como exemplo, pois é necessário usar várias ferramentas para criar a sua representação em 3d com o Blender. É necessário fazer uso de ferramentas como o Spin do Blender para gerar as partes curvas, e técnicas de modelagem como a criação de partes vazadas arredondadas na sua base, que envolvem mais a organização dos polígonos do que ferramentas de modelagem.

modelagem-arquitetura-Blender-aula-06.jpg

No final o vídeo acabou ficando meio longo com quase 19 minutos de duração para esse objetos em particular, mas o resultado ficou muito bom.

Para quem já está inscrito no curso de modelagem para arquitetura com Blender, os vídeos já estão disponíveis na aula 06 e até o próximo sábado, os outros vídeos dos demais objetos devem estar disponíveis.

As próximas duas aulas do curso focam no uso de imagens como base para modelagem, aproveitando os chamados mapas de displace e mapas normais para adicionar detalhes em modelos 3d na aula 07, e a aula 08 consiste no projeto final de visualização. Esse projeto será uma edificação de vários pavimentos totalmente modelada no Blender.

A previsão é que essas aulas estejam publicadas até a metade da próxima semana. Depois que as duas últimas aulas forem publicadas, o material ficará disponível para consulta dos participantes do curso.

Aproveitando o artigo, gostaria de deixar claro que a limitação do tempo de acesso aos cursos que antigamente era de 30 dias, e agora está em 90 dias ainda não está sendo usada. Todos que se inscreveram nos cursos até hoje, continuam com o acesso ao material. Assim como já havia explicado antes, esse tempo era uma garantia para o tempo de acesso ao material. Por exemplo, caso eu desistisse de oferecer os cursos, esse seria o tempo de acesso garantido no site para os inscritos nos cursos.

Como não tenho planos de deixar de publicar as aulas e os cursos, estou prolongando o tempo de garantia de acesso, que muito em breve deve passar para 180 dias.

Inscrições no curso de modelagem para arquitetura com Blender

Se você quiser se inscrever no curso de modelagem para arquitetura com Blender, basta visitar a página do curso e usar um dos botões na parte inferior da página para se inscrever. As pessoas que já participam de outros cursos que requerem inscrição no site, podem se inscrever com desconto. Para isso é necessário usar os botões localizados dentro dos cursos na coluna da direita.