O 3ds Max oferece uma facilidade muito interessante para os artistas que procuram trabalhar com animação de personagens, que é o seu sistema automatizado de Rigging chamado de CAT. Esse é um sistema que foi adquirido pela Autodesk na época em que a empresa comprou a Softimage, e o incorporou ao 3ds Max para substituir o antigo Character Studio. O sistema ajuda muito na criação de animações devido a sua boa base de modelos de rigs prontos para uso, principalmente se você tiver que criar personagens que não sejam bípedes.

O foco do antigo Character Studio em personagens bípedes era criticada por artistas que trabalhavam em projetos que exigiam animar animais ou criaturas com anatomia diferente.

Aprenda o básico sobre Rigging com CAT no 3ds Max

Se você é usuário do 3ds Max 2012 e gostaria de aprender a usar o CAT para animação 3d, o vídeo abaixo mostra o básico sobre como começar a usar o CAT para configurar um Rig para animação.

No tutorial que mostra como criar e começar a configurar um template de personagem bípede. Assim como acontecia com o antigo Character Studio, o primeiro passo para começar a configurar a estrutura do personagem é ajustar a escada dos objetos para que fiquem de acordo com a morfologia do personagem. Uma dica interessante do vídeo, é o botão que consegue espelhar as transformações de escala aplicadas aos “ossos” do CAT para que o personagem fique perfeitamente simétrico.

O próximo passo no processo de configuração do personagem é usar o modificador Skin, que é usado para fazer a ligação entre os objetos do CAT e a malha poligonal do personagem. Esse modificador deve ser configurado para usar os objetos do CAT, e então ao mover um desses objetos a malha do personagem é deformada.

Com tudo configurado, podemos abrir o painel Motion e ao selecionar um dos objetos do CAT teremos acesso aos ajustes e configurações de animação. Nesse painel existe um recurso chamado de CAT Motion Layer. E com esse painel podemos adicionar templates de animação prontos, assim como o autor do vídeo faz no seu tutorial. O resultado final não é perfeito, o movimento do personagem ainda fica estranho. Mas, considerando que tudo foi feito em aproximadamente cinco minutos, podemos dizer que boa parte do processo de criação foi criada, e ficamos apenas dependendo dos ajustes finais no movimento.