O mercado para softwares de animação e modelagem 3d é bem competitivo, principalmente em países em que não é assim tão caro adquirir licenças de ferramentas como o 3ds Max, Maya, Modo ou Cinema 4D. É preciso lembrar que para artistas radicados nos EUA, a aquisição desse tipo de ferramenta é muito mais barata do que para nós brasileiros, pois além da diferença de cotação entre o Real e o Dólar, os impostos pagos por esse tipo de produto são bem menores lá fora. Para conseguir se destacar nesse tipo de mercado, as empresas algumas vezes precisam adotar estratégias de marketing agressivas, como oferecer softwares que juntos custam mais de 600 dólares de maneira totalmente gratuita.

É exatamente isso que a DAZ está fazendo nesse momento no seu web site, oferecendo um conjunto composto por:

  • DAZ Studio 4
  • Bryce
  • Hexagon

Para fazer o download e conhecer mais sobre as ferramentas, visite esse endereço. As ferramentas da DAZ não são presença freqüente aqui no blog, pois o seu uso é bem restrito a grupos pequenos de artistas, e particularmente nunca conheci uma pessoa que use esse tipo de ferramenta para trabalhos profissionais.

Entre esses nomes o que é mais comum para mim é o do Bryce, que antigamente era destaque na criação de paisagens naturais, mas essa área é dominada hoje pelo Vue. Todos esses softwares podem ser copiados de maneira gratuita até o dia 29 de Fevereiro de 2012, e não estou falando de versões de teste que funcionam por 30 dias, a DAZ está oferecendo licenças profissionais completas desses softwares 3d. A promessa é de incluir até mesmo atualizações e suporte para essas ferramentas copiadas de maneira gratuita.

O vídeo abaixo mostra um pouco do DAZ Studio 4 em ação na criação de personagens virtuais:

Para fazer o download, você precisa se registrar no site da DAZ e simular uma compra do software, que está com valor marcado em zero dólares. O procedimento é necessário para iniciar o download, e depois de se registrar e adicionar os softwares no carrinho, basta finalizar o processo e aguardar pelo download.

Para quem estiver lendo esse artigo depois do dia 29/02/2012, provavelmente os softwares devem ter voltado a ficar com os seus preços originais. Portanto, corra e faça o download agora mesmo dos softwares que dispõe de versões para Windows e Mac Os X.