A criação de qualquer cena em 3d envolve a representação virtual de personagens e elementos que devem fazer parte do cenário desse ambiente. Mas, apenas o uso dos objetos e personagens não é suficiente para conseguir representar todos os elementos necessários para cenas realistas. Por exemplo, se a cena é representada em ambientes abertos e a luz do dia, precisamos mostrar no plano de fundo um céu azul e nuvens que são parte fundamental desse tipo de imagem.

Existem diversas opções para representar esse tipo de plano de fundo, que variam desde a criação das nuvens usando partículas até o posicionamento de texturas aplicadas em planos, posicionados de maneira estratégica no fundo da área em que a câmera da cena está enquadrando os objetos. O uso de texturas é o mais simples e rápido para conseguir o efeito do céu, mas requer cuidados para retirar o plano dos cálculos da iluminação na cena em questão.

Ainda lembro da época em que usava a versão gratuita do Terragen para gerar imagens para usar como plano de fundo em projetos com render pequeno. A vantagem de gerar o plano de fundo em softwares como o Terragen e até mesmo no Vue, é que temos controle total sobre os aspectos gerais do céu, assim como a distribuição das nuvens.

Download gratuito de texturas em alta resolução de céu diurno

Mas, nada se compara em termos de realismo ao uso de texturas baseadas em fotografia como plano de fundo em cenas 3d. E caso você não possua nenhuma dessas imagens, o site cgrecord agrupou diversas texturas de céu diurno gratuitas e disponilizou os arquivos para download. A resolução das texturas é excelente e os arquivos tem largura de aproximadamente 3000 pixels.

download-texturas-gratuitas.jpg

A melhor maneira de aproveitar esse material é com o uso de planos em que as texturas são aplicadas e posicionadas no fundo das cenas. Mas, se isso acabar ficando complicado por limitações do render ou mesmo do software usado, é sempre possível adicionar esse tipo de imagem como fundo do render na pós-produção. É preciso apenas ter cuidado para ajustar a orientação das linhas e pontos de fuga da perspectiva, para que a montagem fique perfeita.