Depois que comecei a publicar e disponibilizar cada vez mais cursos e aulas no EAD – Allan Brito, passei a receber inúmeros pedidos de leitores do blog me perguntando por sugestões de progressão nesses cursos sobre Blender. A dúvida está relacionada com a escolha dos cursos para usuários que não tem experiência prévia com o software, e desejam começar a estudar o Blender com base nos cursos. Como essa é uma dúvida bem comum, resolvi escrever esse artigo com algumas dicas e descrições sobre os cursos para ajudar as pessoas que ainda estão em dúvida sobre a escolha dos cursos.

Hoje no total existem seis cursos de Blender disponíveis que são:

Se você não tem experiências prévias com o Blender, sugiro que comece com o curso Básico que é gratuito, que mostra o necessário para começar e estudar qualquer um dos tópicos desses seis cursos. Depois que você passar pelo curso básico, a minha sugestão de progressão para os cursos é a seguinte:

  1. Modelagem poligonal com Blender
  2. Modelagem para arquitetura com Blender
  3. Animação 3d com Blender
  4. Renderização avançada com Blender Cycles
  5. Animação baseada em física com Blender
  6. Rigging de personagens com Blender

Os cursos voltados para modelagem 3d devem ser realizados primeiro, pois são eles que ajudam você a criar elementos 3d que podem posteriormente receber animações e deformações. Depois de aprender a trabalhar com animações o próximo passo é conhecer o Blender Cycles, o novo renderizador do Blender.

No final acabei deixando os cursos sobre Rigging de personagens e de animação baseada em física. O primeiro é mais focado nas pessoas que tem interesse em trabalhar com animação de personagens, e o segundo é interessante para qualquer pessoa que precise incrementar as suas animações 3d.

Essa é a seqüência recomendada de cursos e progressão no que existe hoje disponível para Blender no EAD – Allan Brito. Até o mês de Março devem ser lançados outros cursos na área de Jogos, Visualização de interiores e modelagem poligonal avançada. Assim que tiver mais novidades sobre o material, aviso aqui no blog.