O SketchUp é famoso pela sua maneira única de modelar objetos em 3d que acaba atraindo muitas pessoas que não se adaptam aos métodos tradicionais de modelagem poligonal. Mas, a parte da modelagem não é a única característica interessante do SketchUp que pode atrair artistas 3d, mas a capacidade de renderizar e representar objetos 3d de maneira estilizada é também um recurso bem visto por arquitetos e artistas 3d.

Nesse contexto existem os chamados Estilos do SketchUp que são diversas configurações prontas para usar nesse tipo de representação, em que podemos escolher o tipo de linha, preenchimento e outras características da representação usada na imagem estilizada. Se você não encontrar a representação adequada para as suas necessidades, ainda podemos editar os estilos diretamente no SketchUp e gerar novos tipos de representação.

Download gratuito de estilos para render no SketchUp

Mas, para as pessoas que gostariam de encontrar alguns desses estilos prontos para download, encontrei uma lista com alguns desses estilos que podem ser usados no SketchUp e copiados de maneira gratuita.

A lista é bem interessante pois mostra imagens junto de cada arquivo de estilo, para que você tenha idéia do resultado da aplicação desse tipo de estilo em modelos 3d. Para quem não conhecer o funcionamento dos estilos no SketchUp, o vídeo abaixo deve ajudar a entender bem o efeito e maneira de usar os estilos.

Um dos aspectos mais interessantes do SketchUp e o uso de estilos, é a possibilidade de trabalhar com visualizações que lembram o desenho a mão livre, e que remonta das primeiras versões do SketchUp, antes mesmo do software ser adquirido pelo Google para ajudar na construção de modelos 3d para o Google Earth.

Se esse tipo de ferramenta estivesse disponível na época da minha faculdade, os meus projetos e trabalhos em planejamento arquitetônico teriam sido apresentados de maneira muito mais interessante. E o melhor de tudo é que o SketchUp e os estilos podem ser usados na versão gratuita do software, o que é bem interessante para estudantes.

Aprender mais sobre o SketchUp

Se você ainda não sabe usar o SketchUp, recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para participar do curso gratuito básico sobre o SketchUp 8, e depois do curso de modelagem para arquitetura com SketchUp 8.