A tecnologia BIM é praticamente um padrão para profissionais que trabalham com desenvolvimento de projetos em arquitetura e engenharia civil, pois a tecnologia permite trabalhar com um modelo 3d da edificação projetada que serve como base para a extração de diversas informações. É um avanço significativo do que existia antigamente como modelagem 3d paramétrica. Nesse tipo de modelagem, estamos criando elementos que são reconhecidos pelo software como sendo paredes e não apenas alguns planos posicionados de maneira paralela em um modelo 3d com base em polígonos. Isso permite atribuir outras propriedades as paredes, tais como materiais e até mesmo revistimentos que podem ser extraídos depois em relatórios que mostram a metragem quadrada das paredes e outras informações das paredes, que são úteis para fazer orçamentos.

Alguns dos softwares que trabalham com a tecnologia BIM são bem conhecidos como é o caso do Revit, ArchiCAD e VectorWorks. Todos eles são proprietários e com versões para estudantes com limitações. Já pensou se fosse possível usar esse tipo de tecnologia em ferramentas gratuitas como o SketchUp?

Plugin gratuito para o SketchUp adiciona tecnologia BIM

O SketchUp possui um plugin gratuito que ainda está em fase de desenvolvimento chamado de BIM Tools, que adiciona muitas opções interessantes a ferramenta, como a capacidade de criar elementos chamados de parades (walls) no SketchUp, ao invés de trabalhar com a criação de planos e sólidos geométricos.

Para fazer o download desse plugin para o SketchUp, visite o endereço do BIM tools. Claro que você pode esperar uma gama de opções bem mais humilde em relação ao que existe em softwares como o Revit, mas já podemos aproveitar algumas opções interessantes para criar paredes e outros elementos no SketchUp.

SketchUp-Bim-Ferramentas-Plugin.gif

Mas, o BIM Tools não serve só como opção para ajudar na criação de objetos. Com ele é possível exportar os modelos 3d criados no SketchUp usando o formato IFC que é compatível com ferramentas que trabalham com BIM. Por exemplo, podemos começar um modelo 3d no SketchUp e exportar o trabalho para o Revit e complementar as informações dos objetos 3d.

O mais interessante é que tudo funciona na versão gratuita do SketchUp, e permite que você trabalhe com uma ferramenta BIM sem custo algum!