O desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis é hoje um dos segmentos que mais cresce na área de computação gráfica, devido a enorme demanda e sucesso desse tipo de dispositivo como plataforma de entretenimento. Um dos desafios que qualquer pessoa acaba passando quando precisa escolher uma plataforma para criar jogos para iOS ou Android. Entre as diversas opções disponíveis no mercado está o Unity 3D que é responsável por diversos títulos para dispositivos móveis, PCs e até mesmo consoles.

Já ministrei alguns treinamentos sobre Unity e posso dizer que ele é muito simples de usar, e o fato de integrar diversas ferramentas de criação para jogos no mesmo local, ajudam muito a acelerar a criação de jogos.

unity3d.jpg

A sua filosofia não inclui a criação de jogos sem o uso de linguagens de programação ou scripts, mas o processo acaba ficando mais fácil com ferramentas e painéis integrados. Entre as vantagens e incentivos para usar o Unity, está o fato de que podemos fazer o download de uma versão totalmente gratuita do Unity para usar e criar jogos. A versão gratuita tem várias limitações em relação a Pro que custa 1500 dólares, mas pode ser o ponto de partida para quem está interessado em trabalhar com desenvolvimento de jogos.

Mesmo para as pessoas que faziam o download da versão gratuita com algumas restrições, era complicado testar o Unity para dispositivos móveis, pois os módulos que adicionam as opções para exportar para esse tipo de ambiente não eram gratuitos.

Download gratuito do Unity para iOS e Android

Mas, até o dia 8 de Abril os usuários do Unity que tenham interesse em testar o desenvolvimento de jogos para iOS ou Android podem fazer o download de maneira gratuita do módulo de desenvolvimento para esses sistemas operacionais. Esse download estava cotado antes em 800 dólares para cada sistema, o que faz disso uma oferta imperdível para qualquer artista 3d.

Mesmo que você não tenha interesse imediato no Unity para criar jogos, a oportunidade de conseguir uma ferramenta tão completa para criar jogos para dispositivos móveis e economizar 800 dólares não aparece todos os dias. Eu já estou garantindo o meu download, e você?