Uma das coisas que sempre tive vontade de fazer mas ainda não foi possível realizar, é viajar para conhecer alguns dos estúdios e locais mais influentes na área da computação gráfica, como os estúdios de animação e efeitos localizados nos EUA e também o instituto Blender. Mas, ainda pretendo ir visitar esses locais e até mesmo quem sabe participar da Siggraph desse ano, que acontecerá em Los Angeles. Assim poderia cobrir a feira e mostrar as novidades aqui no blog.

Enquanto não consigo realizar essas visitas, preciso me contentar com os vídeos que outras pessoas acaba, fazendo nas visitas a esses locais. Essa semana encontrei um video bem interessante, publicado pelo famoso animador Shawn Kelly em que ele faz uma visita ao quartel-general da ILM (Industrial Light and Magic).

Para quem não conhece o estúdio, esse é nada mais do que o local em que os pioneiros dos efeitos visuais e da computação gráfica nasceram. Hoje o estúdio é responsável pelos efeitos visuais e animações de produções de peso como os filmes do Star Wars, Indiana Jones e vários outros.

O vídeo da visita foi gravado na sede da ILM na Califórnia, em que o Shawn Kelly passeia pelas instalações e mostra um pouco da estrutura do estúdio e vários dos objetos relevantes que estão decorando o espaço, como a bicicleta usada na cena clássica do filme E.T.

É claro que o video não mostra nada comprometedor relacionado aos projetos que a ILM está desenvolvendo agora, mas sim os espaços comuns e “públicos” nas instalações do estúdio. Como a cafeteira disponível para os artistas do estúdio, e até mesmo a academia. Um dos espaços que mais freqüentaria caso estivesse na ILM seria a academia cafeteira! Esse trabalho exige muitas horas na frente do computador, e um café sempre ajuda. O processo de seleção para entrar nesse tipo de estúdio não é fácil, mas depois que se está integrado ao ambiente, o trabalho deve fluir de maneira bem fácil com espaços de trabalho que proporcionam o suporte ideal a atividades criativas.

Aproveite o video para conhecer um pouco mais sobre a ILM e como funciona a estrutura interna dos grandes estúdios de animação e efeitos. Quanta coisa interessante não deve ter sido exibida naquele cinema particular!