Com o lançamento do 3ds Max 2012 a Autodesk apresentou uma tecnologia que proporciona a visualização de efeitos e iluminação de maneira realista na viewport do software, e essa tecnologia foi chamada de Nitrous. Já faz quase um ano que a Autodesk lançou o 3ds Max 2012 e a próxima atualização do 3ds Max vai trazer melhorias na tecnologia usada para apresentar sombras, luzes e texturas na viewport usado o Nitrous.

Como forma de demonstrar o que podemos esperar nas próximas atualizações a Autodesk está publicando diversos vídeos com prévias das ferramentas que podem ser disponibilizadas com o 3ds Max 2013.

Um desses vídeos aborda exatamente a viewport Nitrous e as suas opções avançadas de visualização em tempo real.

Para quem não conhece a viewport Nitrous o vídeo é uma excelente demonstração do poder dessa tecnologia, como forma de acelerar a visualização de determinadas partes de um projeto. Podemos até em algumas situações utilizar a próxima visualização na viewport como render, pois ela é suficiente para simular alguns comportamentos mais simples da luz.

O destaque desse vídeo é a apresentação de um novo modo de visualização na viewport chamado de Realistic.

Podemos perceber pelo vídeo que mesmo utilizando a representação de personagens em movimento, usando deformações de malhas 3d a qualidade da visualização em tempo real é impressionante. As sombras não ficam serrilhadas e existem diversas opções avançadas de visualização e controle das sombras, para usar suavização e até mesmo níveis diferentes de bordas para controlar a maneira com que as sombras são apresentadas.

Toda essa tecnologia e sofisticação na visualização de cenas 3d é interessante, mas só pode ser aproveitada por pessoas com um equipamento preparado para aplicações gráficas pesadas baseadas em GPU. Por isso, aos que quiserem se aventurar no 3ds Max para usar a viewport Nitrous, recomendo investir em placas de vídeo poderosas com múltiplos núcleos.

A linha de produtos 2013 da Autodesk deve ser lançada em meados em Abril, seguindo um calendário quase em sincronia com a Adobe que também deve atualizar a sua linha de produtos da família Creative Suite para a versão 6. Pelo menos nos últimos anos, o mês de Abril é o período escolhido para lançar esses produtos. Assim que mais detalhes sobre o 3ds Max 2013 foram divulgados, publico aqui no blog.