O curso sobre materiais e texturas com Blender recebeu uma atualização hoje com a sua terceira aula! Essa aula começa a abordar o funcionamento das texturas com o Blender, aproveitando todas as possibilidades que as texturas permitem em termos de representação de superfícies em 3d. Os primeiros vídeos da terceira aula explicam como funciona o sistema de texturas do Blender, e a separação entre os tipos de texturas disponíveis que são as procedurais e as baseadas em imagens. As texturas procedurais são úteis em algumas situações, mas não são as mais usadas quando o assunto é realismo.

02 - 05 - MateriaisTexturas.jpg

Exemplo de aplicação de materiais do tipo Halo (Aula 02)

Por isso, logo depois de apresentar o sistema de canais de textura e as tipologias de texturas procedurais, passamos para o uso das texturas baseadas em imagem. Como destaque para essa aula, podemos listar os seguintes tópicos:

  • Uso de texturas baseadas em imagem (arquivos JPG, PNG e outros)
  • Aplicação de texturas baseadas em imagens em múltiplos objetos
  • Como anexar texturas nos arquivos do Blender (Pack)
  • Tipos de mapeamento de texturas para distribuição sobre superfícies
  • Sistemas de coordenadas usados para distribuição de texturas
  • Como configurar texturas do tipo Tiling
  • Aplicando texturas no plano de fundo de uma cena
  • Usando mapas esféricos (HDR)
  • Tipos de influência para texturas (Cores, Alpha, Normais e outros)

Todos esses assuntos são abordados dentro dos vídeos da aula 03 no curso sobre Materiais e texturas com Blender. A próxima aul;a do curso já aborda o funcionamento do chamado mapeamento UV para texturas, que é o ideal para trabalhar com modelos 3d complexos como os personagens. Para fazer a sua inscrição no curso, visite a página de detalhes do curso sobre materiais e texturas com Blender.

Próximas atualizações: Curso sobre animação baseada em física

O próximo curso a receber atualizações no EAD – Allan Brito será o de animação baseada em física, que receberá os vídeos finais da aula 03 que aborda partículas. Nesses vídeos os partípantes apredem a trabalhar com a simulação de fluidos usando partículas, e também como funcionam as partículas do tipo Keyed. A meta agora é tentar acelerar a publicação das aulas, para que possa me dedicar ao lançamento dos próximos cursos agendados para esse mês de Abril!