A renderização de cenas externas para projetos de visualização envolve não só a criação dos modelos 3d que fazem parto ambiente, mas também a contextualização de todo o cenário que será enquadrado pela câmera. E nesse ponto é importante ter boas técnicas e recursos para representar planos de fundo, principalmente para representar um céu azul com nuvens que pode fazer a diferença no que diz respeito ao realismo do ambiente. As técnicas e ferramentas disponíveis para adicionar uma imagem de céu como plano de fundo em imagens 3d são as mais diversas. A mais comum é adicionar esse tipo de elemento na pós-produção usando o Photoshop ou software semelhante.

Depois temos a adição da imagem como plano de fundo da viewport do software ou então adicionando a foto do céu como textura de um plano, e posicionando esse plano de maneira estratégica no fundo da cena.

E quando for uma animação? Nesse tipo de situação as técnicas são diferentes e precisam resolver o problema do movimento da câmera. O método mais comum é a criação de um domo, em que a textura com a imagem do céu é aplicada na parte interna do domo, permitindo que a câmera se desloque pelo espaço e a imagem de fundo acompanha o movimento.

Se você quiser adicionar mais um recurso a essa gama de opções, existem também os vídeos com movimento de nuvens que pode ser usado para criar animações que não tenham movimento de câmera em ferramentas como o After Effects. Para criar esse tipo de animação é preciso ter algum vídeo desse céu.

E para ajudar as pessoas que precisam criar a ambientação desse tipo de animação, o fotógrafo Marc Lorenz disponibilizou para download gratuito nada mais do que doze vídeos no formato timelapse de céus em FullHD (1920 x 1080 pixels).

Esse é um dos conjuntos de vídeos que está disponível para download:

Para fazer o download dos vídeos você precisa visitar os links disponíveis no blog do fotógrafo e entrar em cada vídeo no Vimeo, para visualizar o link para download. No Vimeo apenas os usuários registrados podem fazer o download dos vídeos.

Esse é o tipo de recurso que não aparece todos os dias e pode ajudar de maneira significativa as pessoas que precisam contextualizar cenas ou animações, e precisam de material que possa ser usado até comercialmente. Esses vídeos estão disponíveis em uma licença creative commons.