Os usuários mais recentes do SketchUp podem não saber, mas o software que você utiliza para criar modelos 3d de maneira fácil e intuitiva não foi criado pelo Google. Apesar de hoje ser amplamente associado a marca da gigante das buscas, o SketchUp foi comprado pelo Google alguns anos atrás quando ainda estava na sua versão 5. A primeira atualização do SketchUp sob a bandeira do Google foi o SketchUp 6. A estratégia da empresa era usar a tecnologia do SketchUp para fomentar a produção de modelos 3d para as suas tecnologias de mapas em 3d e o Google Earth.

Pois, agora no final de Abril foi anunciado no blog oficial do SketchUp, que a estrutura de desenvolvimento e as equipes de suporte que hoje estão no Google, devem migrar para outra empresa chamada Trimble. Em outras palavras, o SketchUp foi vendido para essa empresa e provavelmente o futuro SketchUp 9 já será lançado sob a bandeira da Trimble.

A empresa é mais conhecida nas áreas de produção 3d para arquitetura e engenharia, por suas ferramentas na área de geoprocessamento e também BIM. A promessa do Google no comunicado é que agora sob uma nova bandeira, o SketchUp poderá se desenvolver muito mais em direção ao mercado de visualização para arquitetura e engenharia. O foco do Google nunca foi esse mercado, e convenhamos que o SketchUp poderia melhorar muito em comparação com outras ferramentas 3d, adicionando suporte multicores, processamento em 64 bits e muito mais!

Em que isso muda para o usuário final? Por enquanto, nada! O comunicado deixa bem claro que a versão gratuita do SketchUp continuará existindo e o Google deve ser o responsável pela manutenção e hospedagem do 3D Warehouse, o que é um alívio para a sua enorme base de usuários.

Em minha opinião, a mudança é positiva para as pessoas que adotam o SketchUp como ferramenta de trabalho, pois devem ser adicionadas opções avançadas no SketchUp Pro, e talvez suporte a novas tecnologias e representação de topologias complexas. A versão gratuita deve sempre permanecer nivelada da maneira como está hoje, e não deve receber a mesma atenção que a Pro. Será que veremos modelagem usando BIM ao estilo do SketchUp sem a necessidade de scripts?

E você? Gostou da mudança?

Curso sobre SketchUp

Ainda não sabe o usar o SketchUp? Nesse endereço você encontra um curso online gratuito ensinando a usar o software, e aqui existe um curso de modelagem com SketchUp direcionado para arquitetura.