Na época em que o Flash CS4 foi lançado pela Adobe, muitos artistas experientes encontraram duas maneiras nativas de criar animações por Tween que até o CS3 estava agrupado em apenas uma opção chamada de Motion Tween. Essas opções permanecem até hoje nas versões mais recentes do Flash, e mesmo com a tecnologia Flash estando em declínio para uso em material para web, o software ainda é uma das maneiras mais simples e acessíveis para começar a criar animações em 2D. Por isso, sempre acabo usando a ferramenta nas minhas aulas sobre animação tradicional 2D, pois é muito fácil trabalhar movimento com vetores no Flash. Mas, afinal quais são esses métodos de animação existentes no Flash?

Motion Tween e Classic Tween no Flash para animação

Os métodos estão divididos em Motion Tween e Classic Tween para criar movimento no palco do Flash. O mais simples de usar é o Classic Tween que como o próprio nome mesmo já identifica, é o método que foi herdado de versões anteriores do software, e consiste na criação de keyframes em pontos chave da linha do tempo, e caso exista diferença entre os keyframes o Flash faz a interpolação das propriedades para criar a animação.

No caso do Motion Tween o processo é diferente, pois podemos utilizar os menus do Flash para alterar propriedades do objeto selecionado, e nem existe a necessidade de adicionar keyframes formalmente para gerar movimento.

Para mostrar melhor as diferenças entre o Motion Tween e o Classic Tween em animação no Flash, gravei um pequeno tutorial em vídeo que explica na prática as diferenças:

A demanda por material em Flash para ambientes como o a internet está em declínio, mas é importante lembrar que esse era apenas um dos segmentos que permitiam trabalhar com a tecnologia Flash. E a ferramenta como plataforma para animação 2D ainda é muito usada por ser acessível e possuir muito material de consulta na própria internet. Por isso, existem diversos estúdios de animação pequenos e médios que ainda utilizam o Flash para montar as suas animações baseadas em vetores.

As minhas primeiras experiências com animação foram no Flash, ainda na época do já distante Flash 4! Isso já faz um bom tempo! Foi no final dos anos 90, para ser mais preciso em 99!