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Modelagem de terrenos com o Autodesk Maya

A criação de terrenos em softwares 3d é de extrema importância para qualquer processo que envolva a visualização de cenários, principalmente quando a câmera virtual não é estática. Isso faz com que os artistas 3d precisem conhecer as mais variadas técnicas para gerar terrenos de maneira realista e rápida. A mais simples e intuitiva das técnicas para modelar terrenos é por meio de polígonos, que resulta em formas geralmente lisas e que são ideais para terrenos que apresentem pouca rugosidade na sua superfície. A adição de texturas nessas superfícies acabam escondendo a sua natureza artificial.

Mas, e quando é preciso representar os terrenos com grande nível de detalhe, inclusive representando rugosidade na superfície? Nesse tipo de situação as técnicas de modelagem envolvendo mapas de displace são as mais indicadas. A técnica de modelagem usando displace é simples de entender, e funciona com base em uma textura que deve representar os diferentes níveis do terreno usando pixels com tons entre o brando e o preto. Dependendo da tonalidade do pixel o software 3d pode ou não deslocar um vértice pertencente a um polígono.

Modelagem de terrenos com o Autodesk Maya 2013

Quer aprender como funciona esse tipo de técnica para gerar modelos 3d? No vídeo abaixo podemos acompanhar a configuração de mapas de displace no Autodesk Maya 2013. O artista aplica o mapa em uma superfície perfeitamente plana, que é transformada completamente pelo mapa de displace.

O procedimento pode gerar terrenos com grande nível de detalhe, mas para conseguir isso é necessário “pagar” um preço alto no que diz respeito a performance e contagem de polígonos da sua cena. Para conseguir gerar modelos 3d detalhados com mapas de displace, é preciso que o modelo 3d usado como referência tenha uma quantidade de polígonos bem generosa. Repare no vídeo que o plano usado como base para receber o mapa de displace apresenta excelente densidade de faces, e que apenas assim é possível criar os deslocamentos necessários para modelar usando mapas de displace.

Antes de adotar essa técnica é preciso avaliar bem o impacto que esse tipo de modificação nos modelos 3d pode acarretar em termos de performance. Mesmo que o efeito só seja visível no render, a subdivisão do objeto 3d para receber esse tipo de mapa pode inviabilizar até mesmo a manipulação da cena como um todo.

2017-04-11T10:25:43+00:00 By |Autodesk Maya|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Daiane Moraes 30/05/2012 em 2:20 pm

    Olá Allan.
    Admiro muito o seu trabalho e sempre que “travo” em alguma coisa em relação a sketch, busco ajuda nos seus tutoriais. Foi o que aconteceu quando precisei animar um objeto para apresentação para um cliente. Vi no seu blog a recomendação do Proper Animation e o instalei. Foi ótimo, porque consegui o resultado que eu queria, mas me decepcionei na hora de exportar. A animação simplesmente não acontece!
    Você poderia me ajudar?? Ficarei muito grata. Aliás, já o sou por todos os tutoriais que você disponibiliza.
    Parabéns por disseminar tanto conhecimento.

    Atenciosamente

    Daiane Moraes

  2. Noé dos Santos 06/07/2012 em 2:33 pm

    Emigrei do blender para Autodesk Maya excelente programa para criar animações em 3d, um competidor do 3ds max no mercado do mundo 3d. Ainda estou em tutoriais de modelagem, não é dificil em breve estarei na area de animação e depois criação de efeitos especiais tudorealista como no cinema 4d.
    Um dos problemas dos softwares 3d é a diferença de linguagem com a mesma função

  3. Jonathan 29/08/2012 em 8:12 am

    quero aprender tudo sobre o Autodesk Maya 2013

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