As animações baseadas em física são de grande importânica para o ecossistema de softwares especializados em gerar animação, mas para o mercado de jogos e animações interativas eles representam um dos pilares fundamentais  da criação. Já imaginou expremientar um jogo moderno sem a aplicação de física como gravidade e colisões? As tecnologias das chamadas engines 3d que executam a parte gráfica da animação evoluiram bastante ao longo dos últimos anos, mas muito desse avanço acabou sendo direcionado para a parte de render, texturas e iluminação. É claro que tivemos avanços na parte de física e dinâmica, mas ainda existe muito espaço para avançar.

Essa semana foi publicado um vídeo com a demonstração da implementação da engine de física chamada Beam soft-body physics na poderosa CryEngine 3, e pelo nome você já pode imaginar que o vídeo trata de soft bodies . O que isso significa? A maioria das engines suporta o uso de rigid bodies de maneira razoavelmente satisfatória.

Então podemos detectar colisões e gerar movimento por meio de reações entre dois objetos diferentes. Mas, esses objetos dificilmente sofriam danos com base nesse tipo de im pacto. Com o uso dos soft bodies, poderemos configurar dentro desse tipo de simulação a deformação das superfícies! O vídeo abaixo mostra uma das situações em que o uso de soft bodies pode ajudar de maneira significativa a melhorar a experiência, jogos de carro!

No vídeo podemos perceber como o impacto dos carros em obstáculos acaba causando deformações progressivas no modelo 3d, deixando a experiência de dirigir o veículo e causar acidentes muito mais realista! Claro que esse tipo de recurso exige mais do hardware usado para executar a simulação, mas a maioria das placas de vídeo e processadores possuem os recursos necessários para criar esse tipo de efeito sem grandes problemas.

O segredo para esse tipo de efeito está no software, e nesse caso a união da CryEngine 3 com a Beam soft-body physics criada por Pierre-Michel Ricordel para um jogo chamado Rigs of Rods. Agora é só aguardar a disseminação desse tipo de engine, para que possamos encontrar soluções semelhantes em outras engines e jogos.

Parece que agora teremos que realmete dirigir com cuidado em jogos.