Os filmes e produções animadas que mostram de alguma forma interfaces em dispositivos como computadores ou painéis, precisam de alguma forma apresentar soluções de design para equipamentos que não fazem parte do nosso uso diário, ou que dificilmente fariam parte do nosso ecossistema tecnológico. Por exemplo, a interface visual do uniforme do Homem de ferro é algo único para o personagem, e precisou ser criada especialmente para aquela situação. Esse tipo de problema não está direcionado apenas para os filmes e produções envolvendo ficção científica, mas até mesmo em animações 3d é preciso pesar nesse tipo de solução, pois o uso de um equipamento com interface e interação com humanos, precisa parecer que funciona.

É nesse ponto que devemos nos preocupar com o design das interfaces, e a produção do filme “Os Vingadores” fez um trabalho excelente em selecionar o designer Jayse para projetar as interfaces da maioria dos dispositivos que aparecem no filme, que permeiam desde o uniforme do Homem de ferro até os painéis e monitores dos sistemas da S.H.I.E.L.D.

Caso você não tenha assistido ao filme, ou assistiu mas não teve tempo de prestar mais atenção nas interfaces, o artista conseguiu compilar uma boa parte das interfaces projetadas por ele, inclusive com alguns rascunhos e protótipos das interfaces.

interface-Vingadores-Design.jpg

O material é uma excelente referência de linguagem gráfica para quem está estudando o assunto, e também funciona como inspiração para artistas que estejam trabalhando em projetos de animação e precisam projetar esse tipo de interface.

No filme é até complicado de perceber na sua totalidade como esse tipo de interface é complexa e bem trabalhada, pois a dinâmica dos acontecimentos é muito rápida. E no material publicado pelo artista existem até mesmo vistas gerais apenas do design da interface em excelente resolução, facilitando a análise e organização dos elementos dos gráficos.

A parte interessante desse tipo de interface é que podemos projetar com liberdade total, pois dificilmente a câmera ou o a narrativa mesmo acabam focando no funcionamento dessas interfaces, que acabam tendo mais função cenográfica no segundo plano.

Qual a minha parte preferida das interfaces? As que envolvem visualização de elementos em 3d, como a nave da S.H.I.E.L.D.