A primeira atualização dessa semana para os cursos no EAD – Allan Brito é para o curso de animação baseada em física, que na sua sexta aula está abordando o uso dos Soft Bodies dentro do Blender. Esse tipo de ferramenta é muito útil para criar deformações em corpos maleáveis como tecidos e borracha, facilitando o processo de animação desse tipo de elemento dentro do software. É algo muito parecido com o que já foi abordado nas primeiras aulas do curso com o Rigid Body, mas agora os objetos 3d tem a sua estrutura deformada pelo movimento e as colisões.

A aula é composta por um total de cinco vídeos que demonstram a aplicação dos Soft Bodies em ambiente de animação, usando o velho e conhecido exemplo da gelatina que nada mais é do que um objeto poligonal com um Soft Body aplicado, e que ao ser animado acaba caindo e sofrendo deformações devido ao seu próprio peso.

Mas, isso não é tudo! Pois é possível usar os Soft Bodies com as curvas do Blender para gerar animações bem interessantes. Entre os exercícios apresentados nessa aula temos a animação de uma esfera presa a uma corrente como mostra o vídeo abaixo, que é a abertura desse exercício na aula 06:

Os Soft Bodies podem ser aplicados tanto em objetos poligonais como em curvas, e no final dessa aula você aprende a criar essa cena completa partindo da modelagem da corrente até a adição dos Keyframes no Empty que controla toda a estrutura.

O curso de animação baseada em física com Blender já está quase todo completo, faltando apenas a aula sobre simulação de fumaça e depois o projeto final desse curso que será uma animação 100% baseada em movimentos indiretos de física, semelhante a uma máquina de Rube Goldberg.

O conceito da maquina foi inventado pelo animador Rube Goldberg sendo amplamente usado em animações como o Tom & Jerry clássico.

Se você quiser fazer a sua inscrição nesse curso, visite a página de detalhes no EAD – Allan Brito para conhecer a lista completa de aulas e utilizar o botão de inscrição e garantir o seu acesso ao curso.