Uma das coisas que gosto de fazer aqui no blog é divulgar o Blender como ferramenta de trabalho para artistas 3d. E nada melhor do que apresentar trabalhos profissionais de qualidade desenvolvidos no Blender para mostrar a artistas que ainda “torcem o nariz” pelo simples fato do Blender ser gratuito. Na semana passada o artista Leandro Franco do 32Dstudio entrou em contato comigo para mostrar o último trabalho que o estúdio dele produziu usando o Blender como material interno para a Companhia de bebidas Ipiranga que é uma das mais antiga fábricas de Coca-Cola do País em Ribeirão Preto/SP.

A imagem abaixo mostra como ficou a composição final do projeto, com um aspecto alegre e com tonalidades saturadas que lembram células de animação.

coca-cola-Blender-01.jpg

E como não podia perder a oportunidade de mostrar um pouco do projeto desenvolvido pelo Leandro, pedi uma pequena entrevista a ele para que pudesse mostrar mais do projeto e falar sobre a sua experiência com o Blender, e ele gentilmente aceitou.

Essa é a entrevista seguida de mais imagens do projeto com screenshots do Blender durante a produção.

1) Nos conte um pouco sobre a sua experiência como artista e formação, como você começou a trabalhar na área?

Bom eu trabalhava como ilustrador 2d freelance desde 2005, em 2008 comecei a trabalhar como ilustrador 3d, em 2010 entrei de cabeça na área de games e em 2011 montei meu estúdio.

Não tenho nenhuma formação acadêmica além do segundo grau, todo o meu conhecimento obtive na internet com muito esforço e disciplina.

coca-cola-Blender-02.jpg

2) E desde quando começou a trabalhar com o Blender?

Conheci Blender em 2007 através meu amigo e hoje sócio Alexandre, mais naquela época não tinha muito tutorias e informações sobre Blender, mais mesmo assim quis continuar aprendendo sozinho, na mesma época tentei aprender 3D Max, mas, fazer a modelagem no Blender é muito mais fácil e ágil, então eu descobri alguns blogs mesmo assim tinha poucos tutoriais na internet, mas conforme o tempo foi passando, o número de usuários do Blender foi aumentando e com o lançamento do curta Big Buck Bunny, que pra mim ainda é o mais foda feito em Blender, eu resolvi investir todo o meu tempo nesse software.

3) No seu local de trabalho o Blender é o principal software 3d?

Sim, hoje pra mim não tem outro melhor pago ou free.

4) Como surgiu a proposta para realizar esse projeto para a fábrica da Coca-Cola?

Cara o estúdio tinha realizado um trabalho anteriormente para eles que foi um Serious Game, dessa vez eles só queriam uma ilustração2d simples, ai eu pensei esse projeto vai ser uma boa para aprender mais sobre o Blender até então, eu só tinha desenvolvido modelos e animações para game porque esse é o foco do nosso estúdio, então eu vi a oportunidade e fui em frente.

coca-cola-Blender-03.jpg

5) Quais foram os desafios para finalizar esse projeto?

Foi a parte de composição mas felizmente achei todas as minhas duvidas na internet.

6) E o prazo? Em quanto tempo ele foi executado?

15 dias para rascunho.

13 dias para produção.

7) Qual dica você daria para os artistas que estão começando a usar o Blender, ou que tem receio de usar o software profissionalmente?

Cara hoje não tem mais desculpas para não conhecer Blender, tem muitos tutoriais na net, coisas boas e trabalhos de qualidade, sem fazer jabá mais já fazendo tem sua EAD que é muito boa, em questão do receio de mudar de software, isso é simplesmente costume, depois com o tempo o software fica amigável e o Blender facilita muito isso por ele ser simples, fora os addons que são criados por usuários para facilitar o dia-dia do artista, então foquem no Blender que vocês vão colher muitos frutos de boa qualidade e para finalizar é FREE.

coca-cola-Blender-04.jpg