E como já havia prometido na semana passada, acabei de publicar mais um episódio do videolog! Depois de ficar quase 6 meses sem produzir absolutamente nada nesse sentido, consegui me organizar e com intervalo de apenas uma semana já estou com o terceiro episódio online! Você deve perceber também que ainda estou estudando o melhor formato para os vídeos, inclusive com as chamadas de texto e logos que aparecem quando faço alguma recomendação. No início a coisa é sempre um pouco mais complicada, mas com o tempo a tendência é que a dinâmica do vídeo fique melhor.

Qual o tema desse desse vídeo? Faço uma pequena análise sobre um documentário bem recente que ganhou prêmios em festivais de cinema, e que pode ser interessante dentro do contexto das produções independentes de conteúdo. O nome do documentário é Indie Game: The movie que aborda o cotidiano dos produtores de jogos independentes e os seus desafios. É quase um reality show voltado para a produção de jogos.

Já entrando um pouco no assunto do vídeo, o motivo que me fez recomendar esse filme para os que tem interesse de trabalhar na área de animação 3d, modelagem e computação gráfica em geral, é a semelhança das situações enfrentadas pelos produtores que fazem praticamente tudo sozinhos, desde a arte até a programação e as suas dificuldades no mercado de trabalho.

O filme ainda apresenta uma vantagem interessante para os que tiverem interesse em assistir ao material, pois o filme está disponível para compra na Steam por download digital, inclusive com legendas em português! Portanto, a desculpa de que o material está em inglês não funciona dessa vez.

Do ponto de vista do entretenimento, o filme não é empolgante ou conta com um roteiro envolvente. Não espere isso do filme, pois ele funciona mais como um material de motivação sobre como é a vida desses produtores de jogos independentes, e mostra um pouco dos desafios que são compartilhados com áreas correlatas da computação gráfica, animação e modelagem.

Assim como aconteceu em outras ocasiões, se você gostou o vídeo não deixe de avaliar o mesmo no Youtube com um “joinha” e também deixar os seus comentários. Agora, com licença que preciso pensar na pauta para o vídeo da próxima semana.