A edição de vídeo em softwares com o After Effects, Fusion ou Motion podem hoje substituir e até mesmo potencializar a criação de vários efeitos com custo muito mas baixo para produções em vídeo. É só parar um pouco para pensar que os vídeos produzidos hoje em dia, podem se apoiar quase que totalmente em efeitos digitais para simular até mesmo disparos de armas. Sim, hoje você só precisa do ator (por enquanto) para conseguir simular cenas completas, adicionando digitalmente os elementos na cena.

Por exemplo, uma arma de brinquedo pode se transformar totalmente em softwares de edição. Caso você nunca tenha visto esse tipo de montagem, encontrei esse vídeo que mostra muito bem o processo de animação e montagem de um vídeo em que o ator dispara uma arma de air soft. Essa arma não apresenta nenhum tipo de projétil ou efeito no disparo. O vídeo sem edição que é exibido no início do tutorial mostra bem que sem o tratamento, ficaria evidente ao espectador que a arma não é real. Mas, depois de adicionar os efeitos apropriados de animação e som, o resultado é bem verossímil.

E para as pessoas que trabalham com After Effects e gostariam de fazer o download do material usado nessa montagem, o autor está disponibilizando os cartuchos de bala usados no vídeo de maneira totalmente gratuita. Apesar dos efeitos de fumaça, disparo e som não estarem inclusos, já é algo para se considerar.

Isso mostra como os conhecimentos em softwares como o After Effects e outros relacionados com efeitos para vídeo, podem ser fundamentais para qualquer produção contemporânea. É por isso, que sempre recomendo aos meus alunos estudar esse tipo de ferramenta, pois não é só com um software 3d que conseguimos resolver todos os problemas e a criação de elementos para vídeo. É preciso recorrer a esse tipo de software eventualmente, e o seu funcionamento é bem diferente do que estamos acostumados em ferramentas 3d.

A montagem do vídeo não pode ficar de fora também, e nesse caso os editores não-lineares ajudam bastante, apesar de serem simples de usar, o que realmente demanda mais tempo e conhecimento são as configurações para exportar o material do vídeo no formato correto para exibição ou distribuição.