A configuração de materiais em qualquer modelo 3d ou personagem é sempre tarefa das mais penosas, e para não dizer, tediosas dentro da rotina de um artista 3d. A modelagem envolve a criação e organização dos polígonos 3d em uma estrutura espacial, que pode sofrer diversas modificações e ajustes com o uso de deformadores. O planejamento e criação desse tipo de estrutura é muito mais empolgante para um artista do que os ajustes relacionados com ajustes de materiais e texturas.

Já encontrei diversos artistas 3d que tinham extrema habilidade na modelagem e até mesmo escultura digital, mas que detestavam a parte de configuração de texturas. De fato, algumas pessoas até mesmo terceirizam esse procedimento, fazendo parcerias com artistas mais habilidosos, ou para não dizer e maneira diferente “pacientes”.

O processo pelo qual a maioria dos artistas 3d precisa passar é o chamado mapeamento UV, que em algumas situações é a única maneira de ter controle absoluto sobre o posicionamento de texturas sobre uma superfície 3d. Nesse caso, o problema com o mapeamento UV é que as marcações no modelo são de responsabilidade do artista. Mas, que marcações são essas?

Caso você não conheça a técnica, mapeamento consiste na seleção de determinadas arestas do modelo 3d que são marcadas para segmentação do modelo. A separação das arestas é necessária para que o modelo 3d seja planificado, e com base nessa planificação uma textura seja pintada sobre as faces.

Como a marcação dessas arestas depende exclusivamente do artista e varia conforme o modelo 3d escolhido, a cada novo objeto 3d é necessário começar a marcação do zero, sempre tentando evitar as deformações na estrutura.

Mas, para os mais desesperados por ferramentas que facilitem esse processo, encontrei uma que deve ser de grande ajuda para os usuários do 3ds Max. O chamado PolyUnwrapper ajuda em várias tarefas no mapeamento UV, como a aplicação dos mapas em múltiplos objetos e também na edição da malha planificada.

polyunwrapper.png

E a melhor parte é que o script é totalmente gratuito, e compatível com versões mais antigas do 3ds Max. Porém, alguns dos recursos do script podem não funcionar da maneira correta em versões anteriores ao 3ds max 2009.