A mais nova atualização nos cursos do EAD – Allan Brito é a aula 05 que foi adicionada a segunda versão do curso sobre Blender Cycles. Essa aula aborda o uso de texturas dentro do Cycles que é um dos temas que geram mais dúvidas dentro do Cycles. Os usuários do Blender que estão acostumados a trabalhar com o sistema tradicional de texturas e materiais no “Blender Render” acabam tentando realizar o mesmo procedimento no Cycles. O resultado é que os objetos acabam sendo renderizados sem as texturas desejadas. Dentro do Cycles é preciso recorrer ao uso do Node Editor também para a configuração de texturas no Cycles, assim como já acontece com os materiais e a maioria dos recursos do Cycles.

Entre os temas abordados nessa aula estão:

  • Aplicação de texturas
  • Texturas procedurais com o Cycles
  • Texturas baseadas em imagens
  • Efeitos em texturas
  • Controle sobre texturas
  • Mapeamento de texturas
  • Mapas UV
  • Texturas do tipo displace

O uso do Node Editor no Cycles para configurar texturas apresenta diversas vantagens do ponto de vista prático. Por exemplo, podemos de maneira muito fácil criar texturas especiais para uso em mapas de displace que devem ser em escala de cinza. Com o Node RGB to BW isso pode ser realizado dentro do próprio node editor!

O último vídeo dessa aula ainda mostra um pequeno exercício prático sobre aplicação de texturas no Cycles que resulta na cena abaixo:

Curso render com Blender Cycles

O curso está quase todo concluído, faltando apenas duas aulas para que todas as suas aulas sejam publicadas. Essa é a segunda versão do curso sobre Cycles, pois da primeira vez em que o curso foi lançado o Cycles ainda estava em estágio beta, e sequer estava incorporado as versões estáveis do Blender. Todos os participantes do antigo curso sobre Cycles, foram automaticamente incluídos nesse novo curso sem custo algum! O tempo de acesso para conferir os cursos permanece o mesmo, que é de no mínimo 180 dias.

Ainda nesse curso de Cycles será realizado um exercício prático mostrando o processo de configuração completa para uma cena no Blender, com o objetivo de apresentar produtos. Esse tipo de conteúdo é muito interessante para designers e pessoas interessadas em exibir projetos de modelagem 3d. Para fazer a sua inscrição, visite a página de detalhes do curso sobre renderização avançada com Blender Cycles.