O SketchUp é uma ferramenta excelente para a criação de modelos 3d para arquitetura e outras mídias, pela sua facilidade de uso e velocidade com que podemos criar objetos 3d baseados em figuras geométricas. Mas, o que o SketchUp apresenta em termos de facilidade e rapidez na modelagem, algumas pessoas acabam associando a limitações no que diz respeito as ferramentas de criação em 3d. Por exemplo, a inexistência de opções para trabalhar com curvas ou superfícies em 3d é fator negativo para muitas pessoas interessadas no uso do software para áreas como a modelagem em topografia.

Mas, graças aos esforços de um incontável número de colaboradores e empresas, existe a possibilidade de adicionar plugins e scripts ao SketchUp, que podem expandir a quantidade e qualidade das ferramentas das mais diversas maneiras. Por exemplo, a ferramenta chamada de Pipe Along Path é uma dessas opções que adiciona algo que muitas pessoas precisam criar no SketchUp, mas que ficam limitadas pelas ferramentas padrão de criação.

Com o Pipe Along Path é possível criar linhas no SketchUp que funcionam como guias para realizar um extrude que segue o caminho dessa linha, gerando assim algo próximo de uma tubulação. E como temos liberdade em termos de criação de linhas com o SketchUp, o processo de construção das linhas compostas de segmentos retos e curvos acaba sendo bem intuitivo. O vídeo abaixo mostra o funcionamento do plugins dentro do SketchUp, explicando também o seu funcionamento e opções.

O uso de tubulações em projetos de modelagem pode não ser útil se analisarmos apenas pela natureza do objeto, mas se pensarmos melhor em termos de morfologia. Essas tubulações podem ser converter nos mais variados tipos de objetos. Por exemplo, em projetos de modelagem para arquitetura essas tubulações podem representar o guarda-corpo de uma escadaria, ou mesmo as estruturas de uma cobertura. As estruturas metálicas que podemos reproduzir com o uso desse tipo de ferramenta são bem comuns de aparecer em projetos de modelagem, e com o uso desse tipo de plugin é fácil e rápido de construir.

Para fazer o download do Pipe Along Path e usar o SketchUp, visite os fóruns do SketchUcation, só lembrando que é preciso se cadastrar no site para ter acesso ao arquivo.

Já mencionei que é gratuito?