E mais um curso recebeu atualizações no EAD – Allan Brito, dessa vez foi o curso sobre materiais e texturas com Blender que recebeu a sua aula 07! Essa é a última aula desse curso, o que deixa todas as aulas disponíveis para os participantes. O tema dessa aula é o uso do Node Editor do Blender para a criação de texturas. O Node Editor já foi tema da aula 06 do curso, mas com foco específico na criação de materiais. O Node Editor para criação de texturas é igualmente poderoso e flexível no contexto das texturas, mas não é uma das ferramentas mais famosas entre artistas 3d.

O motivo disso é simples, a maioria das opções relacionadas as texturas no Node Editor são destinadas a criação de texturas procedurais. Como esse tipo de textura acaba sendo menos usada do que as baseadas em imagem, a aplicação do Node Editor para criação de texturas tem pouco destaque dentro do ecossistema de ferramentas do Blender. Mas, isso não significa que a ferramenta seja menos importante que as outras.

Curso sobre materiais e texturas com Blender

Por exemplo, existem dois padrões importantes que podem ser gerados usando texturas procedurais que também são abordados no curso:

  • Checker: Tipo de padrão que consegue gerar imagens semelhantes a um tabuleiro de xadrex.
  • Bricks: Aqui podemos criar uma textura semelhante a parede de tijolos usando métodos totalmente procedurais.

Os dois padrões podem ser mesclados com outros Nodes para gerar efeitos únicos de texturas no Blender. Essa aula encerra o curso sobre materiais e texturas com Blender, e eventualmente no futuro posso adicionar exercícios de configuração de materiais ou texturas, mas a princípio todas as aulas previstas estão disponíveis.

Próximas atualizações nos cursos

Os próximos cursos que devem receber atualizações no EAD – Allan Brito são:

O exercício de animação baseada em física já está pronto, bastando apenas gravar os últimos vídeos. Se você quiser conferir o exercício, a animação será essa:

No projeto, os participantes do curso aprendem como realizar a animação completa, inclusive a montagem no sequenciador de vídeo do Blender.