No mercado de computação gráfica e animação 3D existem diversas opções de softwares e ferramentas para as mais variadas tarefas, seja na animação de personagens ou mesmo simulação de fluidos. Mas, ainda existe espaço para opções extremamente especializadas, como é o caso do Marvelous Desiger. Esse software é capaz de produzir e configurar animações realistas usando tecidos. Apesar do software ser pago e disponibilizar apenas versões de teste para avaliação, é difícil ignorar que existe uma vantagem técnica para o uso desse tipo de ferramenta.

Um dos pontos positivos para o Marvelous Designer é que ele permite ao artista desenhar e projetar as peças de vestuário de maneira totalmente virtual. Entre as suas aplicações está exatamente a industria de moda, que usa o software para criar projetos de vestuário.

E se você quiser mostrar o resultado em modelos 3d virtuais, é perfeitamente possível importar os modelos de softwares como o Maya, e aplicar as peças de vestuário no modelo 3d.

O vídeo abaixo mostra exatamente como realizar esse procedimento usando o Maya, para importar um modelo 3d pronto e exportado no formato COLLADA, e que pode ser editado dentro do Marvelous Designer.

Sempre que assisto a esse tipo de tutorial, fico impressionado como as aplicações de softwares 3d podem ajudar em áreas como o design de roupas, que é um tema pouco abordado dentro do contexto de um artista 3d que produz material apenas para fins de entretenimento como é o caso de animações ou modelos 3d para jogos.

Com os respectivos softwares 3d é possível gerar animações bem realistas usando ferramentas como o Cloth, e o próprio Maya possui uma das melhores simulações de tecido com o nCloth. As simulações físicas do Maya que são identificadas pela inicial “n” fazem parte do chamado Autodesk Nucleos que é um framework de simulações baseadas em física da Autodesk. O nCloth foi inclusive o primeiro tipo de simulação desse framework apresentado no Maya 8.5.

A ferramenta é poderosa, mas não consegue bater a facilidade de uso e resultados rápidos do Marvelous Designer. É uma pena que ele custe tão caro, pois seria interessante testar as suas aplicações com a criação de vestimentas para personagens virtuais.