O curso de renderização avançada com Blender Cycles recebeu mais uma atualização hoje com a sua sexta aula. Essa aula é inédita tanto para o curso atual que já está na sua segunda versão como para o primeiro curso, que foi lançado ainda quando o Cycles estava em estágio beta e precisava de versões especiais do Blender para funcionar. O assunto é bem interessante e deve ajudar os usuários a aproveitar melhor os recursos de texturas do software. Na sexta aula são abordadas as chamadas Environment Textures que permitem adicionar texturas ao ambiente de renderização do Cycles.

Na aula você aprende as características necessárias das imagens para uso no Cycles, como o fato de não ser possível usar mapas do tipo esféricos. O Cycles interpreta esse tipo de imagem no formato Longitude/Latitude e se as imagens não estiverem nesse padrão podem acontecer distorções na renderização.

Um dos vídeos inclusive ensina como é possível converter os formatos desse tipo de imagem para o padrão compatível com o Cycles, usando o HDRLab que é um software gratuito para editar esse tipo de textura, mas apenas para fins não comerciais.

Entre as aplicações desse tipo de textura em projetos de animação e render está a iluminação e também a criação de reflexões mais realistas. A imagem abaixo mostra como podemos criar materiais cromados usando esse tipo de recurso:

curso-blender-cycles-textura-ambiente

A sexta aula é um complemento para a parte de texturas do Cycles. Agora está faltando apenas uma aula sobre a parte de render do Cycles e o projeto final, que provavelmente devem ser organizados em uma única aula que será a sétima do curso!

Essa é a segunda versão do curso sobre Cycles que atualizou o conteúdo já apresentado inicialmente em 2011, para todos os inscritos na primeira versão do curso, e provavelmente com novos recursos sendo adicionados de maneira regular ao software, é praticamente certa a existência de uma terceira versão do curso.

Por exemplo, o Blender 2.64 irá adicionar no Cycles o suporte a luzes do tipo Spot, entre outras novidades como um node do tipo Falloff que ajuda a controlar a intensidade das luzes.