O lançamento das últimas versões do SketchUp trouxe uma desagradável surpresa para a maioria dos usuários que dependiam do software para criar suas maquetes eletrônicas. Na versão 7 do SketchUp gratuito o suporte a importação de arquivos DWG do AutoCAD só era possível mediante o uso de um plugin que era oferecido de maneira totalmente gratuita pelo Google, que era na época a empresa dona do SketchUp, hoje é a Trimble. Com o lançamento do SketchUp 8 a versão gratuita do software definitivamente perdeu a capacidade de importar arquivos no formato DWG, estando o recurso destinado apenas aos usuários da versão Pro do SketchUp.

Na época muitos usuários entraram em pânico ficaram preocupados em não poder mais utilizar seus projetos desenhados no AutoCAD e salvos em DWG para construir os modelos 3d de maneira mais rápida, usando os desenhos como referência.

Como importar arquivos DWG no SketchUp 8 gratuito?

A pergunta que ilustra o título desse artigo está entre as que mais recebo no formulário de contato do blog todas as semanas. Mas, isso é possível? A resposta infelizmente é que isso não é possível, mas antes que você pare de ler o texto e se dirija aos comentários para reclamar dizer que não ajudei, existe uma solução para o problema.

Importando arquivos DWG no SketchUp gratuito

A solução para esse problema é mais simples do que você imagina, e consiste no uso do SketchUp 6 gratuito. Sim, a última versão gratuita do SketchUp que tinha suporte nativo a importação de arquivos DWG ainda pode ser copiada nesse endereço, e serve como alternativa para as pessoas que realmente querem usar arquivos DWG para modelagem no SketchUp 8 gratuito.

A técnica é simples:

  1. Instale o SketchUp 6 gratutio
  2. Importe um arquivo DWG qualquer
  3. Salve o arquivo no SketchUp 6 no formato SKP
  4. Abra o mesmo arquivo (SKP) no SketchUp 8 gratuito, e o seu desenho em CAD estará no arquivo.

Nesse caso o SketchUp 6 serve apenas como plataforma em que você vai importar os arquivos DWG, para depois editar o projeto na versão 8. Isso deve ajudar a todos os estudantes e artistas que gostariam de usar esse tipo de recurso nos seus projetos.

Aprendendo a modelar no SketchUp para arquitetura

E para as pessoas que gostariam de desenvolver as suas habilidades de modelagem 3d no SketchUp para arquitetura, e ainda não conhecem completamente o software, recomendo visitar as páginas dos dois cursos abaixo:

  • Curso de modelagem para arquitetura com SketchUp: O curso apresenta as técnicas de modelagem e ferramentas necessárias para que você possa em pouco tempo criar maquetes eletrônicas para arquitetura no SketchUp.
  • Curso de modelagem avançada usando Plugins no SketchUp: Apesar de possuir inúmeras opções de modelagem, o SketchUp é limitado em alguns aspectos. Mas, essas limitações podem ser removidas com o uso de plugins. Nesse curso você aprende a trabalhar com os principais plugins para modelagem no SketchUp. Todos os plugins abordados no curso são gratuitos.