A criação de perspectivas para apresentação de projetos é uma das aplicações mais comuns dos softwares 3d dentro do mercado da construção civil. A possibilidade de mostrar como será determinada edificação ou empreendimento para potenciais compradores ajuda muito a vender mais, e isso justifica o investimento que as empresas acabam fazendo na produção de imagens em 3d, animações e material multimídia. Mas, existe um grande problema nesse tipo de criação que é a falta de percepção de algumas pessoas em relação a leitura de imagens.

O problema está relacionado com a dificuldade que algumas pessoas possuem de associar as formas presentes em imagens renderizadas e até mesmo fotografias, com o seu espaço real. A escala fica prejudicada nesse tipo de situação se não existirem referências familiares para as pessoas que estão observando. Para ajudar a reduzir esse problema, podemos adicionar as chamadas escalas humanas nas renderizações, que nada mais são do que modelos 3d de pessoas ou então texturas aplicadas em planos que se integram com a visualização da cena.

A mesma técnica é usada algumas vezes para adicionar vegetação e também veículos em cenas 3d, pois o uso de texturas deixa o render muito mais rápido já que não são adicionados polígonos extras na cena. Esse tipo de imagem é chamada de cutout, pois o contorno dos objetos já está definido e com pixels transparentes prontos para aplicação em planos para usar na renderização.

Download de biblioteca de texturas com figuras humanas

O problema desse tipo de solução é que precisamos criar as nossas texturas usando essa técnica, ou ter acesso a bibliotecas de imagens já especialmente preparadas para esse tipo de tarefa. Se você estava procurando uma biblioteca desse tipo para usar nos seus projetos, recomendo uma visita ao site da Xoio, que lançou a sua terceira coleção de texturas de pessoas em formato cutout prontas para uso.

download gratuito figuras humanas

Essa é uma coleção totalmente gratuita e que deve ajudar bastante na criação de perspectivas humanizadas. Os arquivos estão todos salvos no formato TIF com canal alpha, e para conseguir visualizar esse tipo de efeito é preciso um software capaz de ler esse formato. A vantagem do formato é que o mesmo suporta compressão Lossless que não exclui informações dos arquivos.