O SketchUp é uma ferramenta excelente para trabalhar com modelagem 3d devido a abordagem simplificada que o mesmo adota, atraindo muitas pessoas interessadas em fugir da estrutura tradicional da modelagem poligonal. Mas, se tem uma área em que o SketchUp é pouco atraente é na renderização dos seus projetos, sendo necessários recorrer a renderizadores externos para conseguir gerar bons resultados em projetos para arquitetura. Mas, quais são as opções disponíveis para gerar imagens realistas no SketchUp? Existem opções gratuitas? A lista tem como objetivo apresentar todas essas opções.

Render com SketchUp

Lista de renderizadores compatíveis com SketchUp

A lista será composta basicamente pelos renderizadores com maior relevância dentro do ecossistema do SketchUp, mas eventualmente posso ter esquecido algum, e portanto adicionem outros nos comentários se for necessários.

  • V-Ray: Um dos softwares mais conhecidos entre artistas que trabalham com arquitetura, devido aos excelentes trabalhos produzidos no 3dsmax com o V-Ray. É uma excelente opção para quem estiver disposto a aprender o funcionamento do software que é um dos mais “complexos” que funcionam com o SketchUp devido a grande quantidade de opções. É um software comercial e não existem versões gratuitas do V-Ray para SketchUp, você precisa adquirir uma licença para conseguir usar o software. O custo aproximado do software é de 800 dólares.
  • SU Podium: Esse é um dos renderizadores mais conhecidos entre usuários do SketchUp e promete se integrar ao software usando a mesma facilidade usada na modelagem voltada para o render. Em termos comparativos ele realmente parece mais simples que o V-Ray, mas é capaz de gerar imagens de excelente qualidade e nível de realismo. Assim como o V-Ray o Podium é comercial, mas tem preço mais acessível girando em torno dos 200 dólares.
  • Maxwell Render: O renderizador chamado Maxwell Render é uma das ferramentas que consegue atingir os mais altos níveis de realismo, pois o seu método de renderização é baseado em física real. O render acaba sendo mais demorado, mas o resultado final é fantástico. O método de renderização é chamado de Unbiased em que a imagem é gerada por refinamento progressivo. O Maxwell possui versões gratuitas e pagas do seu renderizador, mas a versão gratuita apresenta restrições. O valor comercial do software é de 95 dólares.
  • Indigo Render: Usando uma metodologia de render semelhante ao Maxwell, existe também o Indigo que funciona muito bem com o SketchUp. A ferramenta é capaz de gerar imagens com grande nível de realismo. É também um software comercial, que custa aproximadamente 600 Euros!
  • LuxRender: Aqui temos a primeira opção gratuita para uso com o SketchUp que é o LuxRender. A metodologia e funcionamento do software são semelhantes ao Maxwell e Indigo, e fora a qualidade das imagens o LuxRender ainda tem a vantagem de ser gratuito. O único ponto negativo é que o script que permite exportar cenas do SketchUp ainda está em fase experimental e pode não funcionar em todas as situações.
  • Kerkythea: Essa é outra opção gratuita que funciona junto com o SketchUp, sendo inclusive o software mais usado para gerar imagens com o SketchUp devido a qualidade dos render e pelo fato de ser gratuito. Ele tem as vantagens do LuxRender e possui um script para exportar cenas que funciona muito bem!

Agora que você já sabe quais são alguns dos renderizadores que funcionam junto com o SketchUp, fica mais fácil decidir com qual deles você vai começar a finalizar os seus projetos.

Como aprender modelagem com SketchUp?

E para as pessoas que estão interessadas em começar a trabalhar com o SketchUp para modelagem 3d, recomendo uma visita aos seguintes cursos que abordam exatamente a modelagem 3d com o software: