A criação de animações em 3d é sempre um grande desafio para qualquer animador, mesmo os mais experientes precisam de muito tempo de edição e trabalho dedicado, para conseguir refinar os movimentos e ações necessárias para criar determinadas cenas. O trabalho de edição é muito focado na observação das ações geradas com os chamados blocos de movimento, e a posterior revisão dessas ações dentro do software. Uma das ferramentas que ajuda a refinar esse processo de animação é o chamado Onion Skin que é a exibição dos frames de uma animação de maneira simultânea para fins de avaliação do animador.

Os softwares especializados em animação geralmente possuem uma opção que seja para trabalhar com o Onion Skin, e existem casos como o do Flash em que o Onion Skin pode ser aplicado em múltiplos objetos ao mesmo tempo, facilitando muito a análise e amplitude dos movimentos em animação. Nos casos dos softwares 3d a coisa já é mais complicada, pois a complexidade dos objetos e a maneira com que os mesmos se deslocam no espaço dificulta a implementação desse tipo de ferramenta.

Para os usuários do Maya existe um script gratuito chamado bhGhost que ajuda muito nesse processo de refinamento das animações, pois consegue gerar Onion Skin de objetos poligonais. O vídeo abaixo mostra como funciona o script:

bhGhost Tutorial from Brian Horgan on Vimeo.

A visualização de uma animação com o Onion Skin permite que os animadores tenham a percepção ampla do posicionamento e amplitude do movimento dos seus personagens, permitindo assim a aplicação de correções nos movimentos que podem ser decisivos para finalizar qualquer animação.

Como ponto positivo para esse tipo de script é o fato de apenas os objetos poligonais serem usados na criação do Onion Skin. Por exemplo, em ferramentas que não permitem selecionar apenas partes do projeto que devem entrar no Onion Skin o resultado do uso dessa opção pode ser uma tela extremamente poluída com linhas e contornos de coisas que não são o foco do trabalho do animador.

Portanto, se você é usuário do Maya, recomendo muito o download e uso desse script para produção de animações em 3d.