A criação de imagens com softwares 3d é uma das minhas atividades preferidas, e acredito que você deva ter percebido esse meu gosto por trabalhar com 3d. E para todos que trabalham com modelagem 3d, render e animação nessa área a criação de elementos gráficos para usar em aparelhos que são de uso comum nos dias de hoje é algo muito comum. Por exemplo, você já pensou em criar uma imagem única para usar como papel de parede para o seu celular, tablet ou computador? Sempre que tenho algum tempo disponível tento criar alguma imagem ou composição para usar como papel de parede dos meus dispositivos.

Download de wallpaper para iPad com resolução retina

E como acredito que muitos de vocês gostam de usar esse tipo de material nos seus dispositivos, começarei a compartilhar algumas dessas criações aqui no blog. Para começar vou compartilhar uma imagem que fiz especialmente para usar como wallpaper de um iPad de terceira geração com tela retina.

Esse dispositivo permite usar imagens com 2048 por 1536 pixels, o que é uma resolução fantástica, e que pode fazer com que o render demore um pouco para ser finalizado, dependendo da quantidade de efeitos que você adiciona na composição.

A imagem original é a que está logo abaixo, e para visualizar a mesma em resolução cheia e fazer o download desse wallpaper para iPad com tela retina, basta clicar na imagem.

cubos-ipad-retina-wallpaper-logo

Essa imagem foi produzida evidentemente no Blender e o processo usado para o render foi bem simples. O primeiro passo foi criar um sistema de partículas que usou como representação de cada partícula um cubo. Esses cubos foram alinhados com a posição da câmera na cena e renderizados com um Ambient Occlusion ligado, e usando samples com valor 12 para gerar sombras sem granulação.

Variações do wallpaper

Depois no composite nodes foram adicionados alguns filtros como Lens Distortion e Glow. O resultado final foi a imagem exibida nesse artigo e que pode ser facilmente alterada usando softwares como o GIMP ou Photoshop para gerar variações com cores, como as exibias abaixo.

cubos-ipad-retina-wallpaper-logo-azul-500.jpg

cubos-ipad-retina-wallpaper-logo-verde-500.jpg

Como as imagens geradas para representar o wallpaper do iPad com tela retina tem grande resolução, você pode facilmente redimensionar os arquivos para usar em desktops ou outros dispositivos com resoluções mais humildes. No futuro divulgo mais imagens que uso como wallpaper nos meus dispositivos.