As ferramentas que permitem quebrar um objeto 3d em vários pequenos pedaços estão cada vez mais comuns entre softwares 3D. Até alguns meses atrás apenas com o uso de plugins e ferramentas externas, que na maioria das vezes eram pagas, podíamos ter a facilidade de pegar um objeto poligonal e quebrar o mesmo em vários pequenos pedaços que podem ser usados para animação. O que isso significa? Muitos diriam que nenhum polígono está mais a salvo com essa recente leva de opções de fragmentação. Mas, o que temos realmente são as técnicas usadas em ferramentas proprietárias aparecendo em opções de scripts gratuitos.

E agora é a vez do 3dsmax com um plugin gratuito chamado VoroFrag que permite fragmentar um objeto poligonal usando formas baseadas na distribuição Voronoi. O vídeo abaixo mostra bem a aplicação do plugin no 3dsmax para quebrar um objeto poligonal.

Esse tipo de ferramenta possui diversas aplicações em softwares como o 3dsmax e permite que artistas possam integrar animações de fragmentação em seus projetos, sem a necessidade de utilizar artifícios como partículas ou outros truques para simular esse tipo de movimento.

Ainda me recordo da época em que ministrava aulas sobre o 3dsmax com mais frequência e sempre que mostrava o campo de força Bomb do software, os alunos ficavam muito empolgados com a possibilidade de destruir vários objetos diferentes. Quando você pode destruir e também iniciar uma combustão com esses fragmentos, a coisa fica ainda mais divertida. Para opções avançadas de fragmentação no 3dsmax existem vários softwares proprietários que ajudam muito nessa tarefa.

Um dos que conheço muito bem é o Ray Fire, que tem opções avançadas de fragmentação. Outro que recentemente recebeu um script capaz de realizar esse tipo de fragmentação é o Blender, usando o seu Add-on Cell Fracture.

Esse Add-on do Blender foi inclusive tema das aulas 07 e 08 do curso sobre animação baseada em física com Blender, que publiquei recente no EAD – Allan Brito. O resultado dessas aulas foi a animação abaixo, em que é simulada a demolição de um objeto poligonal destruído por um projétil. No caso do Blender o vídeo é uma montagem de duas partes, mas o efeito é bem interessante.