O curso sobre produção de jogos com Blender recebeu hoje os últimos vídeos da aula 05, que é até agora uma das maiores aulas em termos de quantidade de vídeos no EAD – Allan Brito. Essa aula aborda o uso dos chamados atuadores, que dentro do contexto da produção de jogos no Blender são muito importantes. É com os atuadores que conseguimos gerar ações que devem ser realizadas por objetos ou personagens dentro do contexto de jogos 3d. Como a quantidade de atuadores é bem extensa, foram necessários 13 vídeos para conseguir mostrar o principal, e mesmo assim alguns atuadores como o Action ficaram para a aula sobre animação em jogos.

Mesmo sem abordar o uso de animação dentro do ambiente da Game Engine do Blender ainda, já foi possível abordar muita coisa dentro do curso, inclusive a simulação de disparos usando o atuador Edit Object e a utilização de efeitos sonoros dentro da game engine. O vídeo abaixo mostra um dos exercícios que foram desenvolvidos na aula 05 do curso sobre produção de jogos com Blender.

O arquivo desse exemplo, assim como os efeitos sonoros utilizados estão disponíveis para download dentro da área de downloads da aula 05.

A próxima aula desse curso aborda exatamente a parte de animação dentro da game engine do Blender, permitindo criar efeitos bem interessantes em relação a dinâmica de simulações interativas para uso dentro do Blender ou mesmo em projetos de jogos.

Para conhecer mais sobre o curso e realizar a sua inscrição, você pode visitar a página de detalhes do curso sobre produção de jogos com Blender. E não custa lembrar que ao realizar a sua inscrição nesse curso, você tera a chance de concorrer ao sorteio de quatro DVDs do Instituto Blener, inclusive os DVDs do Tears of Steel. Para saber como participar do sorteio, você pode ler o anuncio na íntegra que fiz aqui no blog mesmo, ou então por meio do quarto episódio do meu videolog, em que explico em detalhes como você pode participar do sorteio.

Só adianto, que a primeira condição para participar é realizar uma inscrição em qualquer curso do EAD – Allan Brito durante o mês de Outubro!