O SketchUp e o Blender são duas das melhores ferramentas gratuitas para se trabalhar com modelagem 3d, mas ambas apresentam objetivos bem distintos do ponto de vista da produção. O Blender é uma suíte 3d destinada a fazer praticamente tudo dentro do ambiente de produção, e o SketchUp acaba ficando mais dedicado ao uso no mercado de visualização para arquitetura. Mas, uma coisa que poucos usuários percebem é que o SketchUp pode trabalhar muito bem junto com o SketchUp para suprir uma das maiores deficiências do software que é a renderização realista.

É perfeitamente possível instalar renderizadores no SketchUp como o V-Ray ou Maxwell Render para conseguir efeitos realistas impressionantes, mas tudo isso exige a compra desses softwares que não são gratuitos. Ainda existem opções de renderização gratuita para o SketchUp, mas a grande maioria não oferece suporte a recursos de visualização avançada. Nos últimos meses o Blender recebeu um recurso que pode ser de grande ajuda para usuários do SketchUp. Esse recurso se chama Cycles!

O novo renderizador do Blender é capaz de gerar imagens muito realistas, sendo inclusive capaz de gerar imagens e animações com apoio de tecnologias modernas, como é o caso da aceleração por GPU.

A melhoria no suporte a importação de arquivos COLLADA no Blender ajudou muito nesse tipo de integração. Quer aprender como funciona? Podemos criar uma cena simples de exemplo no SketchUp como a que aparece na imagem a seguir.

sketchUp-Blender-Cycles-01.png

A cena no SketchUp deve ser exportada para o formato COLLADA, usando a extensão dae. Isso pode ser feito no menu Arquivo -> Exportar modelo 3d e depois escolha a opção dae.

No Blender, podemos importar de maneira nativa os arquivos do SketchUp usando a opção import no menu File.

sketchUp-Blender-Cycles-02.png

Repare que o modelo 3d criado no SketchUp acabou sendo enviado de maneira integral para o Blender.

sketchUp-Blender-Cycles-03.png

Agora, só precisamos configurar o Cycles de maneira correta, para renderizar a cena usando uma luz do tipo Sun.

sketchUp-Blender-Cycles-04.png

O resultado poderia ficar muito melhor com o uso de texturas e outros elementos, mas serviu para provar que os dois softwares podem trabalhar muito bem juntos. Mesmo que os modelos 3d sejam criados integralmente no SketchUp, podemos usar o Blender que é totalmente gratuito para renderizar as cenas usando técnicas realistas.