Os softwares especializados em renderizar imagens oriundos de ferramentas 3d com o uso de GPUs são a tendência mais forte no segmento de computação gráfica, e muito em breve teremos em praticamente todos os softwares a opção de usar ao menos uma opção híbrida com a CPU e a GPU trabalhando juntos para gerar as imagens. As vantagens desse tipo de tecnologia são as mais diversas, mas podemos destacar a velocidade com quer as imagens são geradas, devido a grande quantidade de núcleos disponíves em algumas placas de vídeo modernas. Por exemplo, alguns modelos de GeForce contam com mais de 500 núcleos!

Entre as ferramentas que já trabalham com renderização por GPU, podemos destacar nesse meio o V-Ray RT que trabalha muito bem em conjunto com o 3dsmax. Apesar do 3dsmax dispor nativamente do iray, que é um renderizador semelhante em termos de propósito ao V-Ray RT, mas que utiliza opções “semelhantes” ao mental ray.

Se você é usuário do 3dsmax e gostaria de conhecer um pouco mais sobre o V-Ray RT, recomendo assistir ao vídeo indicado nesse artigo que é um seminário gratuito sobre o funcionamento do software. Como o vídeo foi gravado com base em uma palestra, a qualidade do áudio não é das melhores, mas acredito que pode ser de grande ajuda para quem não conhece a tecnologia.

Com o uso do V-Ray RT é possível trabalhar praticamente em tempo real na manipulação de objetos 3d criados com o 3dsmax. Esse é até o motivo pelo qual o software recebe o sufixo de RT que significa real time.

Esses softwares estão evoluindo muito nos últimos meses, e já podemos dizer que é possível aproveitar os recursos do render por GPU de maneira semelhante ao que existe nos renderizadores “tradicionais”. É importante ressaltar a evolução dos software, pois logo no começo era complicado usar essas ferramentas pois estavam faltando recursos e shaders importantes para gerar imagens realistas. Hoje a oferta de recursos está muito mair, inclusive com outros softwares concorrendo com o V-Ray RT nessa área como é o caso do Octane Render, Indigo e outros softwares comerciais que são compatíveis com o 3dsmax e também renderizam imagens usando a GPU.