No início da semana publiquei um tutorial em vídeo falando sobre como utilizar referências externas no Blender para agilizar o processo de construção e modelagem de uma cena. Esse tipo de recurso, principalmente a opção Link que gera uma referência a um objeto externo a cena no Blender é de grande utilidade. Pois, é possível com a ferramenta trazer objetos armazenados em arquivos externos, que podem inclusive receber modificações nos arquivos de origem e essas modificações são replicadas em todos os arquivos que fazem uso desse tipo de recurso.

Outra ferramenta que também é muito usada em projetos de modelagem devido a sua facilidade e também ao fato de ter uma versão gratuita é o SketchUp. Mas, infelizmente o SketchUp não possui de maneira nativa uma ferramenta semelhante ao Link do Blender. Em softwares de CAD e da Autodesk o nome desse tipo de ferramenta é XREF, sendo o conceito muito conhecido por usuários do 3dsmax, AutoCAD e outros.

Para a felicidade dos usuários do SketchUp, é perfeitamente possível adicionar uma função semelhante ao XREF no SketchUp por meio de plugins.

SketchUp

Com o plugin gratuito para SketchUp chamado XREF manager é possível adicionar esse tipo de funcionalidade ao software. Com o XREF Manager você consegue adicionar arquivos externos ao SketchUp como se os mesmos fossem componentes. Para fazer o download do plugin, é necessário se registrar nos fóruns do SketchUcation.

Com esse tipo de recurso você vai conseguir gerenciar biblitecas externas de arquivos como cadeiras, mesas e objetos em geral. Sempre que for necessário realizar uma modificação em qualquer um desses objetos, basta salvar o arquivo externo e as mudanças são replicadas. É uma opção fundamental para qualquer artista e usuário do SketchUp!

Curso de modelagem avançada com SketchUp usando plugins

O uso de plugins no SketchUp permite que as ferramentas do software sejam expandidas em vários aspectos. Para mostrar como esse tipo de recurso pode ser usado para “turbinar” o seu SketchUp na modelagem 3d, estou oferecendo um curso sobre modelagem avançada usando plugins no SketchUp.

Nesse curso, totalmente baseado em vídeo, mostro como funcionam os plugins no SketchUp e todo o processo necessário para instalar e usar os plugins mais úteis na modelagem 3d. E para as pessoas que gostariam de aprender o necessário sobre modelagem para arquitetura com SketchUp, você pode visitar também o curso sobre modelagem para arquitetura com SketchUp.