Esse artigo parece uma repetição do que foi publicado ontem, mas o número da aula é diferente! Agora o curso sobre produção de jogos com Blender recebeu a sua aula 07, partindo para praticamente terminar a proposta inicial do curso com apenas mais uma aula pendente. Essa aula 07 complementa o conteúdo publicado na aula 06 sobre o uso de materiais e texturas dentro da game engine. O tema da aula 07 é o uso de animações dentro da game engine do Blender, é possível usar animações por keyframe dentro de jogos? Sim, isso é perfeitamente possível com o uso do atuador Action. Esse atuador ficou de fora da lista dos atuadores abordados na aula 05, exatamente para que fosse possível abordar o funcionamento do mesmo em uma aula própria, mostrando apenas recursos relacionados com animação.

O uso de animação dentro de jogos no Blender é muito importante para definir alguns aspectos relacionados a ambientação e contextualização do jogo. Nesse tipo de situação podemos usar animações lineares para representar determinadas situações nos jogos, para conseguir apresentar movimento sem interação. Por exemplo, a rotação de uma hélice ou mesmo os efeitos colaterais de uma colisão.

Um dos exercícios que é proposto nessa aula, é inclusive a criação de um controle interativo para a hélice de um helicóptero. Você precisa criar dois botões de controle que ligam e desligam a hélice do aparelho, e quando a hélice está ligada podemos fazer o helicóptero “voar”. Mas, quando a hélice é desligada o aparelho perde sustentação e o mesmo acaba caindo. O vídeo abaixo é a apresentação desse exercício, que faz parte do material da aula 07.

O início do exercício é explicado, mas a parte final do controle com física fica a cargo dos participantes realizarem.

A próxima aula do curso sobre produção de jogos com Blender será composta por um projeto completo de jogo desenvolvido com o Blender, desde os estágios iniciais até a publicação do mesmo, passando pela criação de menus e ajustes na parte do som. Está quase acabando!

Próximas atualizações

Os próximos cursos a receber atualizações no EAD – Allan Brito são os cursos de: