Um dos cursos do EAD – Allan Brito que estava aguardando por uma atualização já faz um tempo acabou de receber mais uma aula. O curso de modelagem avançada usando plugins no SketchUp recebeu a sua sexta aula agora a tarde, e todos os participantes dos cursos podem acessar de imediato o conteúdo dessa aula. O objetivo desse curso é um pouco diferente do outro curso sobre SketchUp que está disponível no EAD – Allan Brito que é sobre modelagem para arquitetura. Esse curso ensina a usar os diversos plugins gratuitos que existem para o SketchUp e que estendem de maneira significativa a capacidade do SketchUp de criar modelos 3d muito mais complexos do que o normal.

Nessa aula é abordado o plugin gratuito chamado de Curviloft que permite trabalhar com diversos aspectos interessantes de modelagem baseada em curvas no SketchUp. Um dos meus recursos favoritos do Curviloft é a opção de Skinning que funciona muito bem para a criação de toldos ou superfícies tencionadas. Esse é inclusive um dos exemplos apresentados na aula, como mostra a imagem a seguir:

Curso de modelagem avançada com SketchUp - toldos

Esse curso já está na sua sexta aula, faltando apenas mais uma aula para que todo o seu conteúdo esteja completo no EAD – Allan Brito. As outras opções do Curviloft são relacionadas a modelagem com base em curvas e também superfícies, em que podemos desenhar as curvas que delimitam a forma de superfície e depois usando o plugin gerar uma forma. As opções em termos de modelagem para uma ferramenta como essa são muito interessantes do ponto de vista da modelagem avançada, pois as formas geradas no SketchUp não ficam mais restritas as formas geométricas tradicionais do software.

Para usar essas curvas no SketchUp e aproveitar o potencial do Curviloft é importante usar junto com ele o também gratuito plugin Weld, que foi apresentado na aula 05 do mesmo curso.

O próximo curso a receber uma atualização no EAD – Allan Brito é o de animação baseada em captura de movimento com o Blender, que deve receber a próxima aula até a segunda pela manhã, com mais material relacionado à animação de personagens com Blender usando arquivos de mocap.