O curso de animação baseada em física com Blender recebeu mais uma atualização hoje, mostrando um recurso que foi apresentado pouco tempo atrás no Blender, mas que ajuda muito em animações baseadas em física. A aula 09 do curso mostra o funcionando do chamado Dynamic Paint do Blender, que permite trabalhar com simulações de pintura, displacement e líquidos. Na aula 09 são abordados os três modos, deixando de lado apenas o modo que influencia apenas o peso dos ossos em sistemas de Rigging, que não está no escopo dos assuntos abordados nesse curso.

A aula é composta por vídeos explicando cada um dos três modos de trabalho do Dynamic Paint e principalmente a relação e configuração necessária para fazer com que um objeto se comporte como Canvas ou Brush dentro do Dynamic Paint.

A primeira coisa a entender no Dynamic Paint é a maneira com que cada um desses três modos trabalha:

  • Paint: Nesse modo podemos fazer com que um objeto pinte a superfície de outro, simulando o comportamento do que seria algo como realmente uma moldura sendo pintada por pincéis. As configurações aqui envolvem a suavização do traço da pintura e também os materiais usados na composição, para que todo o efeito possa ser renderizado.
  • Displace: O chamado modo de displace permite fazer com que os objetos interajam entre si, deslocando a malha 3d para criar o efeito de rastro. A mesma coisa que acontece quando arrastamos uma pedra sobre areia ou então um personagem pisando na neve. Tudo isso pode ser simulado de maneira rápida e simples usando o modo displace do Dynamic Paint.
  • Wave: O terceiro método é o mais interessante dos três, se formos analizar do ponto de vista da animação com física. O modo wave permite simular o comportamento de superfícies de líquidos. Sendo esse o foco principal da aula 09!

Como o interesse principal dos participantes do curso é na animação baseada em física, o uso do modo Wave é o principal método de animação abordado nessa aula, incusive fazendo parte do exercício proposto para essa aula.

Caso você tenha interesse no curso de animação baseada em física, pode ser inscrever no curso diretamente na página de detalhes do mesmo. As pessoas que quiserem se inscrever em mais de um curso ao mesmo tempo, podem aproveitar descontos no valor dos cursos no EAD – Allan Brito também! Essa semana mais aulas devem ser publicadas no EAD – Allan Brito, mas agora em outros cursos.