O uso de dados oriundos de sistemas que usam captura de movimento, conhecidos também pela abreviação mocap, ajudam muito na produção de animações 3d com personagens de maneira rápida. Com o Blender é possível aproveitar muito bem arquivos salvos em um formado chamado BVH que é o formato criado pela Biovision para armazenar dados já em hierarquia para captura de movimento. No curso de animação baseada em captura de movimento com Blender você aprende a trabalhar exatamente com esse tipo de arquivo dentro do Blender, aplicando as informações em personagens virtuais para gerar animações 3d sem a necessidade de adicionar keyframes para gerar movimento.

Esse curso foi atualizado hoje, recebendo a sua quarta aula que aborda o uso de múltiplos arquivos BVH no mesmo esqueleto. Até esse momento no curso os participantes já aprenderam a:

  • Encontrar bibliotecas gratuitas de arquivos BVH
  • Editar as características dos arquivos BVH em softwares especializados e gratuitos
  • Preparar os arquivos para uso no Blender
  • Importar arquivos BVH no Blender
  • Aplicar o esqueleto gerado pelo arquivo BVH em personagens no Blender

Mas, uma coisa que estava faltando era o uso de mais de um arquivo BVH no mesmo esqueleto, para conseguir mesclar os movimentos de vários arquivos. O vídeo a seguir mostra um exemplo da aplicação desses conhecimentos na mistura dos movimentos de dois esqueletos. O primeiro representa um simples caminhar e o segundo tem o mesmo personagem correndo. Na terceira cena temos o personagem iniciando o movimento com uma simples caminhada, e depois o mesmo passa a correr.

Para fazer esse tipo de ajuste é necessário usar a janela NLA Editor do Blender, que é apresentada logo no início da aula 04. Se você está inscrito no curso de animação 3d com Blender, deve conhecer a janela NLA Editor, pois a mesma é usada nesse curso várias vezes.

O próximo passo no curso é abordar as ferramentas específicas do Blender para trabalhar com arquivos BVH como é o caso do Add-on Mocap tools que ajuda muito em tarefas como o retargeting. Para se inscrever no curso de animação baseada em captura de movimento com Blender, basta visitar a página de detalhes do curso. E só para lembrar, você pode conseguir descontos se fizer a inscrição em vários cursos ao mesmo tempo.