Os renderizadores externos sempre são uma alternativa para quem precisa estrapolar os limites do que é oferecido em termos de qualidade de imagem com os render que acompanham as suítes 3d. Isso é muito com um com softwares como o 3ds max, que mesmo apresentando o mental ray e iray integrados ao seu sistema, permite usar renderizadores como o V-Ray. Esses renderizadores externos adicionam novas opções e algoritmos que prometem renderizar de maneira mais rápida e realista as superfícies e iluminação produzida na cena.

Para muitos usuários a instalação de um novo renderizador adiciona apenas opções relacionadas com a iluminação, mas precisamos configurar muito mais do que isso junto do render. A pior parte, ou seria a mais trabalhosa do processo, é dominar os ajustes dos materiais que são diferentes para cada renderizador.

Configurando material de veludo no V-Ray e mental ray

Mas, em alguns casos particulares é possível encontrar ajustes de materiais que teoricamente funcionam em diveros renderizadores, como é descrito por esse tutorial muito interessante que ensina a configurar veludo no V-Ray e mental ray ao mesmo tempo. Segundo o autor do tutorial, o material pode ser usado sem grandes problemas nos dois renderizadores.

material-veludo-mental-ray-vray.jpg

O material com veludo é um dos mais trabalhosos de configurar em termos de superfícies de tecido, pois o mesmo apreenta um padrão muito particular de reflexões na sua superfície. Para conseguir o efeito, o artista usa um cojunto de ajustes e mapas nos materiais, em que o Falloff tem papel determinante.

O falloff é importante mas não resolve sozinho todas as necessidades do material, e para isso são precisos outros ajustes para conseguir o efeito de veludo. O resultado final pode ser conferido no final do tutorial com a renderização de uma cadeira usando o material.

Se você é usuário do 3dsmax e usa V-Ray ou mental ray para renderizar os seus projetos, recomendo muito a leitura do tutorial. Mesmo com as descrições estando em inglês, o texto é repleto de imagens que descrevem visualmente os passos necessários para configurar o material de veludo, portanto não perca essa oportunidade de aprender a cofigurar esse tipo de material.