O processo de animação de personagens é sempre desafiador e envolve a manipulação de uma grande quantidade de dados. A animação em si pode ser facilitada com o uso de recursos como dados provenientes de sistemas usando captura de movimento. O Blender suporta muito bem o uso de arquivos do tipo BVH de captura, que permitem usar esqueletos já em hierarquia para reproduzir animações previamente capturadas. O EAD – Allan Brito oferece um curso sobre animação com captura de movimento usando o Blender que acaba de receber a sua sexta aula!

Na aula seis desse curso os participantes aprendem a realizar uma tarefa muito importante dentro do contexto de animação com captura de movimento que é o chamado retargeting. Mas, para que serve o retargeting? Esse processo permite que usemos um arquivo BVH importado para o Blender, fazendo com que os dados de movimento dos ossos sejam passados para outros esqueletos. Em outras palavras, podemos aplicar os movimentos de um arquivo BVH em outros personagens previamente criados em outros projetos. Assim você não precisa trabalhar apenas com animação por keyframes!

curso-animacao-mocap-blender-aula-06-500-313.png

Para conseguir trabalhar com o retargeting no Blender usamos o excelente Add-on chamado Mocap Tools que foi apresentado aos participantes do curso na aula 05, que acredito não ter recebido menção aqui no blog. A aula mostra como funcionam as principais partes do Add-on e permite aos usuários do Blender manipular diversos aspectos dos arquivos BVH.

O retargeting é muito útil, mas é uma tarefa direcionada para os fortes de coração e com muita paciência, pois muita coisa pode sair errada no processo, principalmente em relação ao alinhamento e formato dos esqueletos envolvidos. Mesmo assim, é mais rápido do que criar animações usando apenas o tradicional método de keyframes.

Se você quiser conhecer mais sobre o curso de animação com captura de movimento no Blender, recomendo uma visita a página de detalhes do curso. E para inscrições em múltiplos cursos, visite a página de descontos do EAD – Allan Brito e você pode conseguir reduzir bastante o preço dos cursos na inscrição simultânea em mais de um curso!