O curso sobre composição e efeitos com Blender recebeu hoje mais uma atualização, e a aula 04 já está disponível para os participantes. O objetivo desse curso é bem diferente em relação aos outros temas abordados no EAD – Allan Brito, procurando mostrar as opções do Blender como opção para realizar efeitos e interagir com material criado em vídeo. Nessa aula os participantes aprendem a trabalhar com o sistema de tracking do Blender, fazendo uso da janela Movie Clip Editor e também das opções de tracking com apenas um ponto.

Esses são os passos iniciais necessários para conseguir trabalhar com tracking um pouco mais complexo. Para essa aula precisava de uma vítima um exemplo em vídeo para fazer o traking, e quem melhor do que eu mesmo para participar da aula, e para isso gravei um vídeo que é usado como exemplo pelos participantes.

No vídeo faço uma marcação no meu dedo indicador direito, e uso a marca como referência para fazer o tracking. Na aula os participantes aprendem os seguintes tópicos:

  • Como funciona o sistema de tracking
  • Relacionando os marcadores com elementos na 3D View
  • Uso de material em vídeo como referência
  • Uso do Node Editor para compor material em 3d com vídeo
  • Uso de efeitos físicos como fogo ou fumaça em composição com vídeo

Para mostrar o funcionamento do sistema, faço com que a ponta do meu dedo emita uma pequena chama com o novo sistema de simulação de fogo do Blender. O resultado ficou simples, mas serve como base para as próximas aulas, em que mostro como trabalhar com tracking de múltiplos pontos e também na criação de uma câmera virtual, para fazer cenários virtuais.

O tema é interessante e novo para a maioria dos usuários e artistas que usam o Blender, pois o sistema de tracking foi inserido apenas nas últimas versões do Blender. Mas, os participantes do curso podem aprender de imediato como trabalhar com esse tipo de material.

Ficou interessado? Para fazer a inscrição no curso, basta visitar a página de detalhes do curso sobre composição e efeitos com Blender, para conferir a lista de aulas já publicadas e também o botão de inscrição. Quem já participa de algum curso pago no EAD – Allan Brito, pode fazer a inscrição com desconto usando os botões disponíveis dentro dos próprios cursos. Outra opção interessante é aproveitar os descontos para inscrição em múltiplos cursos!

Obs: Devido a grande quantidade de dados (1.2 GB) em vídeo, o material está em processo de upload. A aula estará disponível e processada por completo hoje depois das 21:00.