O uso do SketchUp como ferramenta de modelagem para arquitetura é muito difundido devido a facilidade com que podemos criar modelos 3d no software. A sua dinâmica e simplicidade na construção de modelos 3d baseados em figuras geométricas é um dos grandes atrativos para as pessoas que não gostam, ou tem interesse de trabalhar e manipular estrutura poligonais complexas como é o caso de softwares como o Blender, 3dsmax ou Maya.

Mas, assim como podemos considerar o processo de modelagem com o SketchUp simples, também existem pontos em que a ferramenta deixa a desejar no quesito flexibilidade de formas e ferramentas. Por exemplo, é muito trabalhoso criar qualquer coisa no SketchUp que seja composto por muitas superfícies curvas. Isso pode ser remediado de maneira muito prática com o uso de plugins! Os plugins do SketchUp formam um verdadeiro ecossistema de ferramentas auxiliares, sendo muitas dessas ferramentas pagas e outras gratuitas.

Caso você seja usuário do SketchUp, tenho um excelente plugin para recomendar que trabalha com a manipulação de componentes. O nome desse plugin é Uniquify que está na sua versão 1.0. O que faz esse plugin? A ação é simples mas de grande utilidade!

Assim que acionamos o script com várias instâncias de componentes selecionados, o script faz com que essas instâncias se transformem em entidades independentes! Isso mesmo, todas as instâncias do mesmo componente se transformam em objetos independentes. Veja o caso da cena a seguir em que existem várias cópias da mesma cadeira:

Sketchup-plugin-gratuito-uniquify-03

A cadeira é apenas uma instância na janela do SkethUp. Ao selecionar todas as cópias e acionar a opção Uniquify, as cadeiras se transformam em entidades independentes.

Sketchup-plugin-gratuito-uniquify-02

Sketchup-plugin-gratuito-uniquify-03

Claro que nem sempre você vai desejar fazer esse tipo de operação com componentes, mas quando precisar editar cópias de componentes fazendo das mesmas objetos independentes, o script será de grande ajuda.

Para fazer o download do Uniquify, basta visitar esse endereço no SketchUcation.

É preciso se cadastrar para ter acesso ao plugin que é gratuito. A instalação é simples, consistindo apenas na cópia do arquivo na pasta de plugins do SketchUp.

Plugins no SketchUp

Quer aprender mais sobre plugins no SketchUp para modelagem 3d? No EAD – Allan Brito você encontra um curso sobre modelagem avançada com o SketchUp usando apenas plugins gratuitos encontrados em vários web sites. No curso você aprende a instalar, configurar e usar vários desses plugins para criar modelos 3d muito mais complexos do que o SketchUp seria capaz com suas ferramentas nativas. Além do uso de plugins, você também pode aproveitar o curso sobre modelagem para arquitetura com SketchUp.