Clicky

Drawscript: Ferramenta gratuita ajuda no desenho de vetores com scripts

Compartilhe o artigo!

A criação de gráficos vetoriais é algo fundamental em diversos segmentos da computação gráfica, seja para uma simples ilustração que deve representar as formas e cores dos anúncios do mercado publicitário, ou então os elementos que formam a interface de um jogo. É muito mais fácil desejar os gráficos vetoriais usando ferramentas como o Adobe Illustrator ou o Corel Draw que são excelentes para artistas, mas algumas situações exigem o uso de scripts para criação desse tipo de gráfico. Por exemplo, uma interface dinâmica que use linguagens como o HTML5 com JavaScript ou ActionScript, permitem criar vetores usando coordenadas.

Uma das maiores dificuldades desse tipo de sistema de desenho é que precisamos projetar a ilustração com as coordenadas, para depois tentar fazer com que os números coincidam e as formas vetoriais perfeitas sejam criadas. Para os usuários do Adobe Illustrator a coisa pode ter ficado um pouco mais fácil!

Um programador da equipe de desenvolvimento da Adobe chamado Tom Krcha criou um script para o Adobe Illustrator chamado de Drawscript, que pode ser copiado de maneira gratuita nesse endereço. O script tem como função converter ilustrações criadas usando vetores normais no Illustrator em sistemas de coordenadas cartesianas, que facilitam muito o desenho das mesmas formas usando código.

Illustrator-Drawscript-download

O script funciona como uma extensão do Adobe Illustrator CS6 e como ainda não tenho essa versão do Illustrator (estou no CS5 ainda), infelizmente não tenho como testar a ferramenta, mas já posso dizer que o simples fato de não precisar mais ficar projetando no papel as possíveis coordenadas necessárias para desenhar usando código, já vale o esforço de fazer o download do arquivo e deixar ele separado, para o dia em que for necessário criar um jogo ou interface que demande vetores dinâmicos. Claro que, sem o Illustrator CS6 o script será inútil.

Nas minhas aulas sobre produção multimídia com Flash e ActionScript sempre tentava projetar as ilustrações dinâmicas no papel, ou usando algumas fórmulas para determinar a posição dos pontos dos objetos. Se o Illustrator CS6 estiver disponível, os meus alunos devem agradecer, mas o método antigo ainda será útil para as situações em que o script parar de funcionar, ou não tivermos a disposição o Illustrator.

2018-03-20T12:56:03+00:00 By |Illustrator|1 Comentário

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um Comentário

  1. ZZDas 28/03/2013 em 5:05 pm

    Parece interessante, qual seria a diferença de ter um arquivo open source, como por exemplo .svg, que já trás essas informações?

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.