A ferramenta conhecida como Lathe é muito famosa entre usuários e artistas que usam softwares de modelagem 3d. O conceito é muito simples e funciona com base em um perfil que delimita uma forma, esse mesmo perfil é rotacionado ao redor de um eixo ou então de curvas, e o resultado do giro é a superfície proveniente do perfil. É algo muito parecido com um extrude em curvas, mas usando orientação bem geométrica. A maioria dos softwares possui uma ferramenta com nome de Lathe, ou ao menos alguma coisa que use o mesmo princípio mas com nome diferente como é o caso do Blender com o Spin.

Mas, ainda existem outros softwares que não trabalham com esse tipo de modelagem como é o caso do SketchUp. Mesmo sem ter a ferramenta de maneira nativa, podemos usar o Lathe por meio dos inúmeros plugins gratuitos disponíveis para o SketchUp, e um deles é o Quick Lathe. Você pode fazer o download do Quick Lathe diretamente desse endereço no SketchUcation, só lembrando que é necessário ser usuário registrado para ter acesso aos arquivos do SketchUcation.

plugin-sketchup-quick-lathe

O funcionamento do Quick Lathe no SketchUp é muito simples, e depois de instalar a ferramenta na pasta de plugins do SketchUp podemos selecionar uma face de qualquer modelo 3d, mas apenas a face sem as arestas, e acionar o Quick Lathe. O plugin fará algumas perguntas relacionadas a como deve ser realizada a modelagem e pouco depois teremos a superfície 3d criada.

Para modelagem de objetos e principalmente elementos simétricos em grandes cenas, esse tipo de plugin é de grande utilidade! Já mencionei que o Quick Lathe é totalmente gratuito?

Aprendendo mais sobre plugins no SketchUp

O SketchUp possui um verdadeiro ecossistema de plugins e ferramentas gratuitas que expandem de maneira significativa o poder do software em termos de modelagem. Caso você queira aprender mais sobre como funcionam vários desses plugins, recomendo uma visita ao curso sobre modelagem avançada com plugins no SketchUp do EAD – Allan Brito. No curso você aprende a instalar e usar alguns dos plugins mais importantes para modelagem no SketchUp.

O curso aborda apenas plugins gratuitos!

Além desse curso, você também pode conferir os cursos sobre: