O uso de renderização ou representação no estilo NPR ainda é muito comum para o mercado de visualização em arquitetura, e nesse sentido o SketchUp é uma ferramenta perfeita para representar objetos usando formas e cores estilizadas. O modo de representação NPR que é um acrônimo para o termo Non-Photorealistic render, que identifica métodos de representação estulizados mesmo, sem o compromisso do realismo extremo procurado pela maioria dos softwares e renderizadores comerciais atualmente.

Existem várias opções para trabalhar com render do tipo NPR além do SketchUp, a até mesmo o Blender deve receber nas próximas versões o suporte estável para uso do Freestyle, que é um renderizador que trabalha exatamente com o objetivo de gerar imagens no estilo NPR.

Mas, o estilo NPR não é apenas um modelo de representação e sim uma técnica amplamente usada para desenvolvimento de projetos. Uma das coisas que os usuários do SketchUp precisam fazer com frequência é ajustar os estilos e materiais dos seus modelos 3d para conseguir bons resultados com renders desse tipo, e também na localização de objetos para ajudar a compor as suas cenas.

Por exemplo, as árvores usadas em projetos representados em NPR precisam ser adaptadas para o formato, e não devem ser as mesmas usadas para a visualização realista. Se você quiser fazer o download de algumas árvores já formatadas para o uso em projetos do tipo NPR, recomendo uma visita até esse endereço no SketchUcation. Lá você consegue fazer o download da seguinte coleção de árvores de maneira gratuita para o SketchUp.

Download gratuito árvores SketchUp

Com essa coleção pode ser copiada de maneira gratuita, mas é importante lembrar que para ter acesso ao arquivo, você precisa ser usuário registrado do SketchUcation sendo o cadastro totalmente gratuito.

Esse é um recurso muito interessante para os usuários do SketchUp que trabalham com esse tipo de visualização. As árvores apresentam estilos variados e ajudam na atribuição de escala para qualquer projeto.

Só um detalhe, as árvores são 2D e não 3D. Isso significa apenas que as mesmas não possuem profundidade.

Configurando estilos no SketchUp

Quer aprender a trabalhar com os estilos e materiais do SketchUp? Para isso, recomendo uma visita até o EAD – Allan Brito para conhecer o curso sobre materiais e texturas com SketchUp que mostra exatamente o processo de configuração e ajustes desse tipo de elemento dentro do SketchUp.