No formulário de contato aqui do blog recebo muitas mensagens com dúvidas e perguntas relacionadas aos mais variados assuntos. Mas, algumas dessas perguntas se destacam pela frequência com que recebo! Por exemplo, um dos assuntos mais recorrentes nas mensagens é sobre a impossibilidade de importar arquivos DWG na versão gratuita do SketchUp 8. Por muito tempo os usuários do SketchUp puderam livremente importar projetos do AutoCAD e usar como referência para criar modelos 3d no SketchUp usando as dimensões e linhas do DWG como base para a modelagem. Isso é muito bom para fins de produtividade, mas acabava fazendo com que a versão Pro do SketchUp perdesse um pouco de valor.

Como assim valor?

Por mais incrível que pareça existem usuários do SketchUp que desconhecem a versão paga do software, achando que existe apenas o SketchUp gratuito. Essa versão apresentada na época alguns recursos extras, mas não o suficiente para justificar a compra por muitas pessoas. Ainda na época em que o Google era dono do SketchUp a decisão de retirar o suporte ao formato DWG na versão gratuira do software começou com o SketchUp 7. Mas, ainda existia um plugin gratuito que permitia adicionar novamente o recurso ao software. E na versão 8 finalmente o suporte aos arquivos DWG ficou relegado a versão Pro.

Existe solução para importar arquivos DWG e usar com o SketchUp 8 gratuito? Sim, mais de uma solução até! Como sempre recebo esse tipo de pergunta aqui no blog, resolvi abordar o assunto mais uma vez.

SketchUp Logo DWG

Solução 1 – Instalar o SketchUp 6

A solução mais simples para esse problema é usar duas versões do SketchUp ao mesmo tempo! Como assim? Nesse endereço você pode fazer o download do SketchUp 6 Pro, que depois de um tempo se “transforma” na versão gratuita. E o SketchUp 6 gratuito tem suporte nativo ao formato DWG! É só instalar a versão 6 e a 8 ao mesmo tempo, tomando o cuidado de instalar a 6 antes e a versão 8 depois, em outra pasta!

Solução 2 – Usar texturas

A segunda solução envolvem um pouco de trabalho manual, mas funciona muito bem também. Você pode exportar ou converter o arquivo DWG em imagem e aplicar o arquivo como textura no SketchUp. Caso a textura esteja com as dimensões erradas, será necessário ajustar a escala! Essa é a parte do trabalho manual.

Como aprender mais sobre o SketchUp?

Quer aprender a usar o SketchUp para modelagem 3d em arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra cursos online abordando o uso do SketchUp para criar modelos 3d, plugins e os materiais do softwate. Essa é a lista de cursos disponíveis, fora o curso básico que é totalmente gratuito: